Museu exibe último vídeo da série Folclore em Movimento
30/06/2021 11:26
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Folia de Reis do Mestre Zé Mira, durante participação em uma Chegada das Bandeiras - Foto: Divulgação - Foto: PMSJC

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

O Museu do Folclore de São José dos Campos exibe, nesta quarta-feira (30), o último vídeo de curta duração da série Folclore em Movimento, lançada no início de fevereiro pelo seu canal no YouTube. Esse é o 22º vídeo da série, que mostrará um resumo da Chegada das Bandeiras ao longo dos anos. A manifestação marca o encerramento do Ciclo de Natal no Museu do Folclore, com a presença de várias Folias de Reis da cidade e região.

Os vídeos da série foram editados a partir de outros 93 que contêm registros de pesquisas realizadas pelo Museu do Folclore nos últimos vinte anos, de diferentes manifestações folclóricas de São José e região, com imagens inéditas que fazem parte do acervo videográfico do museu. A série também destacou a história do próprio museu e alguns dos programas realizados durante o ano.

No vídeo desta quarta-feira é possível observar a beleza de cada folia e as suas manifestações de fé. As imagens retratam a troca de saberes entre mestres, foliões e integrantes dos grupos, fortalecendo a manutenção dessa cultura popular viva e espontânea. Todos os vídeos da série podem ser acessados diretamente no YouTube ou por meio do site do Museu do Folclore.

Projeto aprovado

A série Folclore em Movimento é parte do projeto de modernização do acervo da Biblioteca Maria Amália Corrêa Giffoni, do Museu do Folclore, aprovado junto à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo Estadual, por meio do Programa de Ação Cultural (Proac).

O projeto também contemplou a biblioteca com novo imobiliário, equipamentos e acervo bibliográfico, além de permitir a implantação de um sistema de acessibilidade para a exposição de longa duração do museu, que estará à disposição dos visitantes especiais, assim que o museu for reaberto.

Gestão

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, instalado desde 1997 no Parque da Cidade, em Santana, região norte. Sua gestão é feita pelo Centro de Estudos da Cultura Popular, organização da sociedade civil sem fins lucrativos.

Museu do Folclore de SJC
Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)
(12) 3924-7318 – www.museudofolclore.org