Prefeitura inicia pavimentação de trecho da Linha Verde
Atualizado em 23/06/2021 - 17:08
Concretagem na Linha Verde trecho da rua Caravelas com rua Abaré no Jardim Vale do Sol. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 23-06-2021
Asfaltamento utiliza tecnologia de ponta, que garante mais qualidade, durabilidade e segurança da via - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

João Paulo Sardinha
Secretaria de Gestão Habitacional e Obras

A Prefeitura de São José dos Campos iniciou na manhã desta quarta-feira (23) os serviços de pavimentação da Linha Verde. O asfaltamento utiliza tecnologia de ponta, que garante mais qualidade, durabilidade e segurança da via por onde irão circular os VLPs (Veículos Leves sobre Pneus).

A primeira fase da obra, entre a Estrada do Imperador (região sul) e o Terminal Intermunicipal (região central), será concluída até o fim deste ano. Os serviços são realizados pelo Consórcio Projeto Linha Verde, formado pelas empresas Compec Galasso e Geosonda.

O trabalho de pavimentação, nesta quarta-feira, foi acompanhado de perto pelos moradores do Jardim Vale do Sol. Moradora do bairro há 32 anos, Mércia Pereira do Nascimento comemora o avanço dos trabalhos.

“Estou achando muito bom. Está ficando lindo. Minha mãe esperou muito por isso. Todo ano ela dizia que sairia uma avenida neste local. E agora, finalmente, está saindo lindamente”, afirmou.

O contrato para a primeira fase da Linha Verde tem valor de R$ 55,832 milhões, sendo R$ 30 milhões de aporte do governo estadual, no âmbito dos programas de repasse de recursos da Secretaria de Desenvolvimento Regional do Estado.

Segunda etapa

Na etapa posterior, o projeto prevê a criação do Anel Viário Leste, uma nova via que permitirá a interligação de toda a cidade ao Parque Tecnológico, sem a necessidade de uso da Via Dutra.

Para otimizar os trajetos e melhorar a qualidade de vida, a Linha Verde vai adotar o sistema de VLP, que garante rapidez e conforto às pessoas. O modelo elétrico é pioneiro no país e já está em fase de produção.