Festa junina está presente em exposição do Museu do Folclore
Atualizado em 18/06/2021 - 15:12
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Os santos juninos estão na Sala Religiosidade da exposição de longa duração do Museu do Folclore - Foto: Divulgação - Foto: PMSJC

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Junho é sinônimo de festa junina em praticamente todo o Brasil. É um período em que as manifestações folclóricas estão por todo lado, sendo expressadas de várias formas (veja abaixo), mas, principalmente, na culinária, na música, na dança, na vestimenta e na religiosidade.

Neste mês também são celebrados os dias de Santo Antônio (13), São João (24) e São Pedro (29), datas em que as festas juninas acontecem com mais frequência.

No Museu do Folclore de São José dos Campos, a festa junina está presente na exposição de longa duração (Sala Religiosidade), onde há imagens dos três santos juninos, e também, no projeto Ouvindo por Acaso, que oferece ao público informações e músicas referentes ao ciclo junino. Com o museu ainda fechado por conta da pandemia, tanto as imagens como as músicas podem ser conferidas virtualmente, pela internet.

Em seu livro Dicionário do Folclore Brasileiro, o folclorista Luís da Câmara Cascudo, explica que a festa junina comemorada no Brasil é uma herança e uma assimilação da interação brasil-lusitana, com toque de religiosidade cristã. Em Portugal, a festa era identificada por ‘festa joanina’, com uma celebração a São João, iniciado no dia 23 e atingindo o ápice no dia 24 de junho.

Ainda segundo o folclorista, a festa junina é amplamente democrática, pois abarca todas as pessoas independentemente dos traços socioculturais. Ela está estruturada por uma base –o louvor dos santos– e por acréscimos –características e identidades adicionadas pelo povo. Logo, o ciclo junino é considerado como patrimônio imaterial da cultura popular e do folclore brasileiro.

Características

A festa junina também é caracterizada por outras manifestações, como o Arraiá (que apresenta algumas tradições e costumes que conferem identidade à comemoração), a fogueira e os balões (que sinalizam o local da festa), os mastros (que glorificam e direcionam a atenção dos festeiros aos santos), a quadrilha (tradicional dança do festejo), chega ao Brasil por meio da classe média e da elite, pelo interesse à dança francesa quadrille. 

 Especificamente à culinária, ela é totalmente relacionada ao caipira e algumas das comidas são produzidas pela transformação do milho (canjica, pamonha, milho cozido e pipoca). Outras são típicas, como arroz doce, paçoca, cocada, pé-de-moleque, vinho quente e quentão. E no Vale do Paraíba, o que não pode faltar é o bolinho caipira, prato típico da região, principalmente nesta época do ano.

Gestão

O Museu do Folclore é um espaço da FCCR (Fundação Cultural Cassiano Ricardo) que fica instalado no Parque da Cidade, em Santana, na região norte. Sua gestão é de responsabilidade do CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos, que atua na área do folclore e da cultura popular.

Museu do Folclore de SJC
Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)
(12) 3924-7318 – www.museudofolclore.org  


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

×