Programa Revitalização de Nascentes é tema de exposição
17/06/2021 16:38
Exposição de fotos sobre revitalização de nascentes no Shopping Jardim Oriente. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 17-06-2021
Exposição foi batizada de Recuperação das Nascentes e fica aberta ao público no Shopping Jardim Oriente - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Sheila Faria
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

O Programa Revitalização de Nascentes da Prefeitura de São José dos Campos, que faz 15 anos e já restaurou 35 nascentes em áreas públicas com o plantio de mudas de árvores nativas, é tema de uma exposição de fotos.

A exposição foi batizada de Recuperação das Nascentes e fica aberta ao público no Shopping Jardim Oriente, na zona sul, até o final de junho, no corredor da loja C&A. A iniciativa é uma parceria do shopping com a Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade da Prefeitura.

Estão em exposição fotos das nascentes do Jardim Satélite 1 e 2, Córrego Senhorinha, Ribeirão Vidoca, Residencial Vista Linda, Vista Verde, Córrego Alambari e Jardim Mariana.

Desde a implantação do programa de nascentes da Prefeitura, mais de 50 mil árvores nativas já foram plantadas, recompondo 230 mil metros quadrados de área de proteção ambiental. O programa também busca parcerias com a iniciativa privada para adoção de nascentes. Em março, a empresa Pilkington adotou uma nascente no Parque Municipal de São Francisco Xavier.

Livro

O programa também gerou a publicação do livro As Nascentes da Cidade - Um Olhar para São José dos Campos, que apresenta uma análise da qualidade ambiental de 33 áreas de preservação permanente, foco das ações do Programa Revitalização de Nascentes. O livro pode ser acessado pelo endereço www.nascentes.sjc.sp.gov.br.