Operação Estiagem tem início para combater incêndios
Atualizado em 17/06/2021 - 17:41
Monitoramento da Defesa Civil com drone - Operação Estiagem
Agentes e voluntários da Defesa Civil em ação na Operação Estiagem, que prossegue até o próximo dia 1º de dezembro - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Proteção ao Cidadão

A Defesa Civil de São José dos Campos iniciou a Operação Estiagem 2021, que prosseguirá até o próximo dia 1º de dezembro e tem a missão de combater incêndios e queimadas em mato, florestas e áreas verdes do município.

O órgão conta com uma equipe de 25 agentes e 120 voluntários treinados para a operação.

A Prefeitura tem investido na capacitação constante dos agentes e voluntários da comunidade e na compra de novos equipamentos, carros e uniformes para aprimorar cada vez mais o atendimento à população.

Os bombeiros são os principais responsáveis para atuar no combate aos incêndios. Dependendo da avaliação, eles podem acionar outros órgãos, como a Defesa Civil.

"Tivemos treinamentos e cursos que nos capacitaram para combater os focos de queimadas e incêndios. Estamos preparados para prestar um bom serviço à comunidade", disse o voluntário Roberto Dimas de Souza, que tem 63 anos.

"A Operação Estiagem é muito importante. A capacitação que tivemos e os kits fornecidos pelo governo do Estado vão nos auxiliar muito neste ano", afirmou o agente da Defesa Civil Vandeir Damásio de Oliveira, que tem 53 anos.

Drone da Defesa Civil no Banhado: monitoramento constante

Dona Brasa

A Operação Estiagem deste ano tem uma novidade. A Prefeitura criou o mascote Dona Brasa, que interage com a população dando dicas e orientações, porque a prevenção é a melhor forma de combater os incêndios.

Foi desenvolvida cartilha, que está disponível no site da Prefeitura. Também será realizada campanha especial com materiais veiculados em jornais e emissoras de rádio.

Alertas

O mais importante em caso de incêndio em mato ou floresta é apagar os focos enquanto são pequenos e controláveis. A população é a maior aliada do combate rápido e eficaz.

Quanto mais cedo os responsáveis pelo combate às chamas forem acionados, mais rapidamente o incêndio poderá ser controlado e menores serão os danos.

Para mais informações, acesse o site da Prefeitura. Envie seu CEP para 40199 e receba notificações de emergências.

E lembre-se: queimada é crime. Denuncie gratuitamente através do telefone 190. Em casos de emergência, ligue 193.

Incêndios

De acordo com a lei estadual 9.605/98, provocar incêndio em mata ou floresta é crime. A pena é de dois a quatro anos de reclusão. Se o incêndio atingir parque, reserva ecológica ou área de proteção ambiental, a pena é aumentada.

As principais causas de incêndios em mato ou floresta são as fogueiras iniciadas por agricultores e pecuaristas. Outras causas são as pontas de cigarros atirados ainda acesos na vegetação e a queima de lixo.

Balões

Outro inimigo do período de estiagem são os balões. Eles provocam incêndios em florestas, matas e áreas de preservação, além de representarem risco de catástrofes de grandes proporções caso atinjam refinarias, indústrias químicas, madeireiras e outros pontos de alto poder de combustão.

A mesma lei estadual que pune quem provoca incêndios proíbe o transporte, fabricação e soltura de balões. A pena para todos os envolvidos é de um a três anos de detenção e multa.

• Não solte balões

• Evite fazer fogueiras, já que as fagulhas podem ser levadas pelo vento e espalhar as chamas

• Não jogue pontas de cigarro em locais inapropriados

• Procure manter o seu terreno limpo