Dia dos Namorados tem blues de André Youssef Trio
11/06/2021 09:14
André Youssef Trio
André Youssef Trio tem um repertório de blues que transita pelo early rock'n'roll (rock das décadas de 50 e 60), country e folk - Foto: Divulgação

Bianca de Aquino
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Curtir o Dia dos Namorados com o melhor do blues. Essa é a proposta do projeto Blues no Municipal, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, para aquecer o dia 12 de junho com a apresentação do show de André Youssef Trio.

O show gratuito acontece no formato de live (transmissão em vídeo em tempo real) no canal do YouTube da FCCR, a partir das 20h. A classificação é livre.

Em atividade desde 2015, André Youssef Trio tem um repertório de blues que transita pelo early rock'n'roll (rock das décadas de 50 e 60), country e folk. Nomes como Dire Straits, Johnny Cash, Eric Clapton, Van Morrison, Fats Domino e Chuck Berry ganham novas versões.

O trio, que já participou de vários festivais, se apresenta com André Youssef no piano e voz, Marcos Klis no baixo e Humberto Zigler na bateria.

Com quase 30 anos de carreira, André Youssef é destaque no cenário blues. Ele fez parte de várias bandas, como Tritono Blues, Osstreiros in Blues e Derivados do Blues. Além disso, acompanhou importantes nomes do gênero nacionais e internacionais, como Igor Prado, Blue Jeans, Nuno Mindelis e JJ Jackson. O músico destaca-se pela linguagem blues com grande versatilidade no rock'n'roll, jazz, música brasileira e música pop. André Youssef é um artista Hammond Brasil, representante nacional do lendário órgão e da caixa Leslie.

Blues no Municipal

O projeto Blues no Municipal, desenvolvido pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo, apresenta e difunde artistas desta vertente musical. Já passaram pelo projeto artistas nacionais e internacionais, como o quarteto Aki Kumar Blues Band, os músicos Omar Coleman, Darrell Nulisch, Taryn Donath, Dawn Tyler, Alabama Mike, Big James, entre outros importantes nomes. Devido à pandemia da covid-19, desde 2020 o projeto acontece em formato virtual.

O blues é um estilo musical que utiliza, principalmente, notas baixas (graves) e uma estrutura musical repetitiva. É um gênero musical afro-americano nascido no sul dos Estados Unidos no século 17, mas que só se tornou conhecido depois do término da guerra civil americana, quando a essência da população afro-americana ganhou mais destaque.