GCM inicia patrulhamento comunitário com bicicletas
07/06/2021 15:30
Início do patrulhamento da GCM com bikes. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 07-06-2021
Novo modelo implementado pela Prefeitura abrangerá principais avenidas, praças e parques de São José - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Proteção ao Cidadão

Um dos principais cartões-postais de São José dos Campos, a orla do Banhado marcou nesta segunda-feira (7) o início do patrulhamento comunitário da GCM (Guarda Civil Municipal) com bicicletas.

O novo modelo implementado pela Prefeitura abrangerá principais avenidas, praças e parques de São José com o objetivo de garantir mais segurança aos comerciantes, trabalhadores e munícipes.

Permitirá mais agilidade e mobilidade nas rondas e ações preventivas e assegurará maior proximidade com os comerciantes e munícipes para aprimorar ainda mais o serviço prestado pela corporação diariamente à população.

"Gostei. Acho que será muito importante e ajudará a aumentar a segurança. Também é uma forma de a GCM se aproximar ainda mais da população", disse a recepcionista Mariana Rosa, que tem 29 anos e mora na região central.

"A população se sentirá mais segura. A bicicleta permite um deslocamento mais rápida e acredito que será um ganho de qualidade nas ações da Guarda", afirmou a garçonete Lígia Cardoso, que tem 38 anos e reside em Santana, na região norte.

Drone também contribui para patrulhamento da GCM em toda a cidade

Segurança ampliada

O patrulhamento com bicicletas reforçará ainda mais o trabalho preventivo que já é realizado em todas as regiões da cidade nas vias e equipamentos públicos com viaturas, motocicletas e ônibus de videomonitoramento.

A consolidação e ampliação das ações do programa São José Unida integra o Plano de Gestão 2021-2024.

GCM modernizada

A Guarda Civil Municipal passou, desde 2017, por um processo acelerado de recuperação e melhoria de sua infraestrutura e de capacitação de seus profissionais.

A GCM foi equipada com 30 carros elétricos e 100 novos agentes foram contratados.

Também foram adquiridos novos fardamentos, armas e coletes à prova de balas, microcâmeras para utilização nos uniformes, drone, veículos, motos e tablets para melhoria constante do serviço prestado à população.