S. José tem menor taxa de morte por infarto entre grandes cidades
Atualizado em 02/06/2021 - 10:04
ESPECIAL-Sprinter Sistema para otimizar prevenção e atendimentos a infartos - UBS N.Horizonte
Com o suporte do Sprint, as equipes têm mais respaldo para a tomada de decisões de forma mais ágil - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Giselle Marinho
Secretaria de Saúde

O caminho que leva uma pessoa ao infarto normalmente é lento, pode demandar anos, mas quando se trata de assistência, o tempo é fundamental e a agilidade no percurso de atendimento faz toda a diferença para salvar o paciente.

Em São José dos Campos, tecnologia, treinamento e suporte técnico compõem a receita que tem ajudado a preservar vidas.

De acordo com o Data SUS, o município tem a menor taxa de mortalidade (6,27%), em decorrência de infartos entre as 10 cidades mais populosas do Estado de São Paulo, seguido por Santo André (7,26%), Campinas (8,22%) e São Bernardo do Campo (8,58%). Sorocaba e Ribeirão Preto com população proporcional a de São José têm (11,54%) e (9,14%), respectivamente.

Caminho rápido

Nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e hospitais da Prefeitura de São José dos Campos o “fast track”, como é chamado pelos profissionais, começa pelo acolhimento. Ao chegar na unidade o paciente é avaliado pela enfermagem e encaminhado ao eletrocardiograma. Todo esse processo não pode ultrapassar 10 minutos.

Em seguida, o sistema Sprint, implantado em São José em 2019, é que dá agilidade ao processo.

O Sprint é um aplicativo que oferece suporte para as equipes visando diagnóstico mais rápido e escolha correta da estratégia terapêutica. Por meio de um tablete os plantonistas da unidade se comunicam quase que em tempo real com a equipe de cardiologistas do Hospital Pio XII, que é a referência SUS na área em São José e, juntos, definem o melhor procedimento. A decisão considera a condição do paciente, disponibilidade da ambulância, tempo de deslocamento, entre outros.

Quando a avaliação aponta para o cateterismo imediato, o paciente é encaminhado ao hospital dentro de um prazo de 120 minutos. Se a indicação é para medicação, esta deve ser aplicada em 30 minutos para que o paciente ganhe tempo e possa aguardar os procedimentos com segurança.

O medicamento usado, com indicação, para dar mais tempo ao paciente é o trombolítico. A Prefeitura adquiriu para todas as Unidades de Pronto Atendimento o kit com a medicação, isso contribui para um atendimento mais rápido e também amplia as chances do paciente.

Tempo é vida

A Sociedade Brasileira de Cardiologia, assim como as diretrizes de órgãos internacionais preconizam que o atendimento de infarto do miocárdio deve ser feito em até 120 minutos.

Para o médico Fernando Fonseca, gerente da UPA do Novo Horizonte e chefe do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), a organização do atendimento é decisiva. Além disso, o Sprint tem proporcionado mais autonomia à enfermagem e aos médicos da unidade, o que garante efetividade ao atendimento “Eles sabem como fazer. É o dia a dia deles. Por isso, a importância de ferramentas que oferecem suporte para a tomada de decisão em tempo hábil”.

Capacitação

Para operacionalizar de forma eficiente todo o atendimento, a equipe passa por capacitação periodicamente. Durante a pandemia, os treinamentos continuam, porém online utilizando a ferramenta “paciente 360” que consiste numa plataforma de ensino de conteúdos e práticas na área de saúde.

Melhoria contínua

Sobre a evolução no atendimento, a enfermeira Luciana Santana de Souza afirma que está muito mais rápido. “Evoluiu muito. Antes não tínhamos a medicação da unidade e tudo era encaminhado para o Hospital Municipal”. Para ela, o respaldo que o Sprint oferece foi um divisor de águas no dia a dia da equipe. “É tudo muito rápido e o contato direto com o cardiologista que é um profissional que sabe lidar com a situação nos dá segurança e eles ainda tiram dúvidas. Funciona muito bem”.