Cuidado com a saúde dos pets: quase 200 castrações em um dia
Atualizado em 02/08/2021 - 14:57
Castração de Cães e Gatos no Bairro Galo Branco
Foram realizados 199 procedimentos apenas neste sábado (31) - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio do programa Meu Pet Feliz, realizou neste sábado (31) a castração e microchipagem de 199 cães e gatos no Galo Branco, região leste da cidade. Os procedimentos continuam neste domingo, das 8h às 18h, e têm mais 200 pets inscritos.

As inscrições foram realizadas com antecedência e as castrações são feitas na unidade móvel veterinária do programa, que está estacionada em uma escola do bairro. A moradora do Jardim das Indústrias Cristiane Malapesta, de 52 anos, possui um serviço de táxi pet e ajuda projetos que cuidam dos pets.

A Lolita, uma cadela de 1 ano, teve a sorte de encontrá-la. “Ela foi abandonada em Jacareí, resgatamos, arrumamos um adotante e trouxe para castrar”, conta Cristiane, elogiando a ação de castração e destacando a importância do procedimento.

“Tudo muito organizado e um trabalho fundamental para a não procriação. A castração é importante porque infelizmente a gente vê as pessoas abandonando animais na rua”, completa Cristiane.

O evento segue as orientações do Comitê Municipal de Combate e Enfrentamento ao Coronavírus. Por isso, os tutores devem usar máscara e manter o distanciamento físico enquanto permanecerem no recinto.

A escola que recebeu a ação virou um paraíso para quem gosta dos pets e uma diversão para os animais que não paravam de latir entre si. Entre os donos que mimam os pets estava o Osvaldo Luis da Silva, de 58 anos, que mora no Galo Branco.

“Já tenho a Luna que é castrada e agora trouxe esse meu amigão, que tem cinco anos. Ele é muito dócil, mas ainda não é castrado. Já tivemos uma experiência com um cachorro que não era castrado e teve câncer, então, quando fiquei sabendo desta ação, vim fazer o cadastro. É bom para prevenir doenças”, conta Osvaldo.

“Essa ação é a melhor coisa. É sinal de que a Prefeitura também se preocupa com eles e não só com os seres humanos. A gente cuida e quer que eles estejam bem”, comenta Osvaldo.

Mais 1.000 castrações

O mês de agosto chega com boas notícias para a saúde dos amigos de quatro patas. Na próxima terça-feira (3), às 9h, a Prefeitura de São José dos Campos vai abrir as inscrições para o programa Meu Pet Feliz. Nesta 12ª edição, serão oferecidas 1.000 vagas para a castração de cães e gatos.

As inscrições poderão ser feitas no site da Prefeitura e serão encerradas após o preenchimento de todas as vagas.