Prefeitura avança no transporte sustentável com ônibus a biodiesel
21/07/2021 17:10
Novos ônibus da frota. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 16-07-2021
O combustível é renovável e biodegradável, ou seja, menos poluente - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Mobilidade Urbana

A Prefeitura de São José dos Campos tem adotado uma série de ações sustentáveis para reduzir a emissão de C02 na atmosfera (gerador dos gases do efeito estufa), com resultados também na qualidade do ar e na qualidade de vida das pessoas.

Recentemente, a Prefeitura anunciou a renovação na frota do transporte público com 50 veículos, todos com tecnologia para biodiesel, de fonte renovável e biodegradável, ou seja, menos poluente.

Diferente dos combustíveis fósseis (gasolina e óleo diesel mineral produzido a partir do petróleo), o biodiesel reduz a emissão do dióxido de carbono, causador do efeito estufa e aquecimento global, além de ser livre de enxofre, o que ajuda a reduzir a emissão de outros gases poluentes e nocivos à saúde.

Atualmente, o biodiesel é utilizado no país como aditivo ao diesel numa porcentagem de cerca de 10% na composição. A porcentagem de biodiesel vem subindo nos últimos anos. Em 2008 era de 2% e de acordo com o Ministério de Minas e Energia, a previsão é que esse percentual suba para 15% até 2023.

O biodiesel é produzido a partir de gordura e óleos de origem animal ou vegetal e além de ser uma opção energética renovável, que pode substituir os combustíveis fósseis, é visto como um fomento ao agronegócio e agriculturas regionais.

Mobilidade Sustentável

Na área da mobilidade urbana, além dos ônibus com tecnologia para biodiesel, a Prefeitura tem investido na malha cicloviária (passando de 79 km no início de 2017 para mais de 155 em 2021), no projeto da Linha Verde (corredor sustentável que irá ligar as regiões sul e leste passando pelo centro, nos Veículos Leve sobre Pneus 100% elétricos), criado um ambiente de negócios sustentáveis favorável para a ampliação do serviço de carros elétricos compartilhados, entre outras ações.