Encontro encerra ciclo de conversas do Dialogando com o Folclore
20/07/2021 16:43
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Camila Novaes e Luciana Carvalho participam nesta quarta-feira do último encontro deste ano do projeto Dialogando com o Folclore - Foto: Divulgação - Foto: PMSJC

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Termina nesta quarta-feira (21) o ciclo de conversas do projeto Dialogando com o Folclore, realizado pelo Museu do Folclore de São José dos Campos. O assunto, desta vez, vai girar em torno da importância da presença dos jovens nas muitas áreas da cultura popular, tanto nas discussões como nas próprias manifestações.

Para essa última roda de conversa, as convidadas são duas jovens mulheres negras que atuam para a continuidade das manifestações culturais das quais fazem parte – o Jongo e o Samba de Bumbo – e a resistência da cultura negra como um todo: Camila Novaes, do Movimento Cultural Nhô Arruda, de Campinas, e Luciana Carvalho do Grupo de Jongo Mistura da Raça, de São José dos Campos. 

Como os demais encontros, este também será realizado pelo Google Meet e começará às 19h30. Os interessados ainda podem se inscrever no link bit.ly/DialogandocomFolclore-2021. O tema abordado pelo projeto, este ano, é a ‘Transmissão de Saberes – Pontes entre tradição e atualidade’. No canal do museu no YouTube é possível rever os bate-papos.

Engajamento

Camila Novaes é artista visual, gestora, sambadeira e aprendiz Griô no Movimento Cultural Nhô Arruda. Em sua trajetória atuou na rede de pontes de cultura, projetos, formação de redes e coletivos. Luciana Carvalho é jongueira desde criança, atua como liderança do grupo juntamente com seus pais, mestre Laudení de Souza e Márcia Cunha. É agente cultural do Ponto de Cultura Jongo Mistura da Raça.

Segundo a pesquisadora Tiane Tessaroto, mediadora do encontro desta quarta, “o engajamento de jovens dentro de suas comunidades é crescente e se mostra como uma importante ferramenta para a busca de soluções de problemas sociais, além de demonstrar dinâmicas e comportamentos culturais importantes”.

Gestão

 O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo e está instalado, desde 1997, no Parque da Cidade, em Santana, região norte. Sua gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos.

Museu do Folclore de SJC

Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)

(12) 3924-7318 – www.museudofolclore.org


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

×