Prefeitura intensifica instalação de câmeras de segurança
Atualizado em 15/01/2021 - 13:20
Câmeras na Avenida dos Astronautas. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 12-01-2021
Câmeras de segurança instaladas na região sudeste; ampliação dos equipamentos vai inibir a criminalidade em todas as regiões - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Proteção ao Cidadão

A Prefeitura de São José dos Campos intensificou o processo de instalação das novas câmeras de segurança em todas as regiões da cidade.

O moderno e eficiente equipamento de videomonitoramento com reconhecimento facial e tecnologia de ponta tem como objetivo inibir a criminalidade. Não são radares de trânsito e não multam.

As câmeras estão sendo instaladas nos locais com maiores índices de violência, onde há maior fluxo de pessoas e veículos, nos principais corredores de ônibus e de comércio e nas proximidades de escolas e unidades de saúde.

Os locais foram definidos em conjunto com as forças de segurança do município, em mais uma ação do programa São José Unida.

Já foram implantadas 285 das 1.000 câmeras que integrarão o CSI (Centro de Segurança Integrada).

Atualmente, a cidade possui 493 câmeras de vigilância, que serão substituídas pelas novas câmeras e permitirão que o sistema de monitoramento chegue aos extremos da cidade e a bairros distantes da região central.

Apoio popular

Munícipes consultados destacaram a importância da ampliação de câmeras para garantir mais segurança em toda a cidade.

"É muito importante este trabalho que a Prefeitura está fazendo. Toda medida para diminuir os índices de criminalidade é bem-vinda", disse a secretária Sandra Regina Villas Boas Ventura, que tem 51 anos e reside no Jardim Ismênia, na região leste.

Moradora do bairro Vila Tatetuba, também na zona leste, a dona de casa Elza Landim de Seixas, 69 anos, considera fundamental a ampliação do uso de tecnologia no combate à criminalidade.

"A Prefeitura está de parabéns por esta iniciativa de aumentar o número de câmeras. Com certeza, esta ação inibirá os criminosos e teremos redução da violência."

Cidade Inteligente

Vanguarda em diversas áreas, São José dos Campos ingressou definitivamente na nova era do desenvolvimento sustentável, usando a tecnologia para melhorar a vida das pessoas, principalmente na área de segurança pública.

O programa Cidade Inteligente, iniciativa pioneira no Brasil, começou a ser implementado em São José em 2019.

Serão 1.000 câmeras com inteligência e reconhecimento facial por toda a cidade, implantação do CSI (Centro de Segurança Integrada), interligação semafórica, internet gratuita à população nas praças, parques e prédios públicos, como escolas, unidades de saúde, poliesportivos e Casas do Idoso.

Trata-se do melhor projeto de segurança do país. O Cidade Inteligente (SCaaS – Smart City as a Service) é um conjunto de ações inovadoras que serão utilizadas para otimizar a segurança pública por meio de recursos de inteligência e dados digitais.

A novidade beneficiará também setores como Mobilidade Urbana, Saúde, Educação, Defesa Civil, Bombeiros, Guarda Civil Municipal e polícias Civil e Militar, fazendo com que as pessoas tenham mais qualidade de vida.

A assinatura do contrato com a América Net LTDA, vencedora da concorrência pública com proposta de R$ 39,3 milhões, representou uma economia de R$ 53,3 milhões em relação ao valor de referência do edital. O contrato terá duração de quatro anos.
Cidades Inteligentes são aquelas que usam a tecnologia para melhorar a infraestrutura, otimizar a mobilidade urbana, a segurança pública, os serviços públicos, tudo com base na inovação, custos reduzidos e a consequente melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Tecnologia de ponta

As novas câmeras irão produzir imagens em full HD, sendo algumas delas com visão geral panorâmica.

As imagens contemplarão o serviço de inteligência, que possibilitará ainda o reconhecimento facial e leitura de placas de veículos. As imagens serão salvas com data, hora e local, possibilitando registrar ocorrências em tempo real.

A ferramenta também permite detectar estacionamento ilegal e observar a concentração de pessoas dentro de um grande evento para melhor planejar a segurança de todos.

Wi-fi ampliado

A empresa contratada vai disponibilizar acesso à internet, por meio de wi-fi, em 165 unidades que integram a rede educacional. Serão 839 salas de aula com acesso à rede.

O serviço contempla ainda a cobertura de wi-fi para uso da população em 295 prédios da Prefeitura, incluindo unidades de saúde, escolas, Casas do Idoso, centros poliesportivos, parques e praças.

O usuário poderá se conectar gratuitamente a qualquer uma das redes wi-fi públicas utilizando o mesmo login e senha com que se cadastrou no sistema disponibilizado pela empresa, ou utilizando autenticação integrada às principais redes sociais, como Facebook e Google.

Centro de Segurança Integrada

As imagens de todas as câmeras de monitoramento ficarão interligadas ao CSI (Centro de Segurança Integrada) por meio de links para tráfego de imagens.

Através do controle semafórico, poderão ser controladas as “ondas verdes”, além de regular os semáforos de modo on-line.

O CSI vai operar 24 horas por dia, sete dias por semana.

Um sistema de videowall, montado no Parque Tecnológico, permitirá a visualização de todas as câmeras de monitoramento, de todos os recursos analíticos, do gerenciamento de gráficos e mapas e das imagens das câmeras dos radares.

São José Unida

Na área da segurança pública, a ampliação das câmeras com os portais de segurança irá reforçar as ações do programa São José Unida, que reúne todas as forças policiais do município no combate à criminalidade.

O programa foi criado em 2017 e é liderado pela Prefeitura. Desde que foi implantado, os índices de criminalidade têm caído mês a mês. Em 2020 e em 2019, a cidade registrou as menores taxas de homicídios, roubos e roubos de veículos desde 2002, quando teve início a série histórica da SSP (Secretaria de Estado da Segurança Pública).

Raio X do sistema

• 31 câmeras panorâmicas

• 431 câmeras Dome’s (360º)

• 538 câmeras fixas

• 295 pontos de internet gratuita

• 151 unidades da Prefeitura interligadas (ainda mais agilidade nos atendimentos)

• 839 salas de aula conectadas

• 4 unidades da Casa do Idoso interligadas

• 60 unidades interligadas (parques, unidades esportivas e poliesportivos)

• 64 hospitais e UBS’s


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Proteção ao Cidadão