Cidadão aprova avaliação larvária para combater a dengue
Atualizado em 06/01/2021 - 17:09
Avaliação de densidade larvária  Parque Industrial  06/01/2021
Os agentes de combate a endemias irão visitar até o dia 22 cerca de 17 mil imóveis das 42 áreas urbanas do município - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

Nesta quarta-feira (6), a Prefeitura de São José dos Campos, por meio do Centro de Controle de Zoonoses, deu continuidade à primeira avaliação de densidade larvária (ADL) deste ano.  A ação começou na segunda (4) e irá até 22 de janeiro, passando por todas as regiões da cidade.

A avaliação tem como objetivo fazer um levantamento do nível de infestação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika.  Ao longo dos dias os agentes de combate a endemias irão visitar cerca de 17 mil imóveis das 42 áreas urbanas do município. Em cada quarteirão será trabalhado o número de imóveis necessários para atingir a amostragem sorteada.

Fabiano Ricardo de Campos recebeu os agentes em um imóvel da família no Parque Industrial. “É importante essas ações para prevenir a doença. Nos preocupamos com a dengue. Quando chove tiramos tudo para não deixar água parada, meu pai está sempre cuidando lá dos fundos da casa e da horta, para diminuir o risco”, comentou.

Zilah Limont da Fonseca abriu sua casa para a verificação de criadouros. “Eu já tive sintomas de dengue. Tem que fazer essas ações mesmo, vistoriar os quintais. Principalmente agora que estamos todos dentro de casa, essa visita foi completa, olharam tudo mesmo.”

Gilberg Ribeiro também deixou os agentes vistoriarem seu imóvel. “Foi excelente, viram irregularidades, avisaram e resolvemos.”

Ao longo da ADL estão sendo trabalhados apenas imóveis residenciais, comerciais e pequenas obras, excluindo imóveis abandonados, desabitados, em demolição, em construção ou à venda, terrenos baldios murados ou não, praças, áreas verdes, pontos estratégicos e imóveis especiais.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde

×