Museu do Folclore é destaque na série Folclore em Movimento
Atualizado em 23/02/2021 - 17:08
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Foto mostra o Museu do Folclore ainda aberto, antes de ser fechado em março de 2020 por conta da pandemia - Foto: Divulgação - Foto: PMSJC

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

O Museu do Folclore de São José dos Campos funciona no Parque da Cidade, em Santana, na região norte, desde 1997. São 23 anos recebendo o público e desenvolvendo diferentes atividades, todas voltadas à disseminação e valorização da cultura popular. Apesar de estar fechado há quase um ano devido à pandemia da covid-19, o museu não deixou de colocar em prática algumas dessas ações, mas de maneira virtual.

Uma delas acontece novamente nesta quarta-feira (24), as 20h, pelo canal do museu YouTube, quando será mostrado ao público o quarto vídeo da série ‘Folclore em Movimento’, justamente falando sobre a história do museu. A série foi lançada no dia 3 deste mês e toda quarta-feira é apresentado um novo vídeo. Ao todo são 22 vídeos (de curta duração), que serão exibidos até o dia 30 de junho.

A série é resultado da edição de outros 93 vídeos, de um total de 300, que fazem parte do acervo videográfico do Museu do Folclore. Os três primeiros vídeos destacaram o bloco de Carnaval Pirô Piraquara, os bonecões utilizados nos desfiles do grupo e o Carnaval tradicional de São Luiz do Paraitinga, onde os foliões brincam nas ruas ao som de marchinhas autorais.

Para o mês de março está prevista a exibição de mais cinco vídeos, sempre as 20h, com a seguinte programação: dia 3 – Arte e Artesanato; dia 10 – Museu Vivo; dia 17 – Santa Perna; dia 24 – Fé; dia 31 – Rezadeiras e Benzedeiras. Todos os vídeos da série, que já foram lançados e os próximos, podem ser conferidos no YouTube e no Facebook do museu. 

Projeto

Esse trabalho foi realizado com recursos de projeto aprovado junto à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo Estadual, que também prevê a renovação do acervo bibliográfico, do mobiliário e dos equipamentos da Biblioteca Maria Amália Corrêa Giffoni e a implantação de um projeto de acessibilidade na exposição de longa duração do museu.  

Gestão

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo que funciona sob gestão do CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos, criada em 1999.

Museu do Folclore de SJC

Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)

(12) 3924-7318 – www.museudofolclore.org


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

×