Cephas abre cursos gratuitos de qualificação para saúde do idoso
Atualizado em 22/03/2023 - 11:10
Novo Cephas - fachada
Cephas oferece 700 vagas abertas para cursos voltados à saúde do idoso - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Ariane Caldas
Fundhas

O Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza), em parceria com o Qualifica São José, inicia a partir desta terça-feira (23) a oferta de 700 vagas para cursos gratuitos de qualificação profissional à distância voltados para a saúde do idoso. 

As oportunidades são para Cuidador de Idoso e Cuidados com a saúde na terceira idade, sendo 350 vagas cada. 

Os cursos possuem alta empregabilidade e buscam capacitar, aperfeiçoar e atualizar o profissional que deseja entrar ou retornar ao mercado de trabalho de maneira rápida e eficiente. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o Brasil terá a quinta maior população idosa do mundo em 2023.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo site do Qualifica até 11 de março, o início das aulas está previsto para o dia 29.

Cuidador de Idoso 

Oferecido em um único módulo, o curso de Cuidador de Idoso FIC (Formação Inicial Continuada) insere os alunos na rotina diária dos idosos, abordando as necessidades básicas, técnicas e cuidados assistenciais, estatuto, primeiros socorros, ética e orientação profissional. Além de noções de português e matemática. 

O curso possui duração de 180h e a carga horária semanal varia de acordo com a disponibilidade de cada aluno. 

Para concorrer às vagas, os candidatos precisam ser maiores de 18 anos, possuir Ensino Fundamental completo e ser morador de São José dos Campos.

Cuidados com a saúde na terceira idade

Com carga horária total de 50h, o curso livre tem como público principal estudantes, maiores de 16 anos, e profissionais da saúde. O objetivo é apresentar aspectos importantes que envolvem a saúde do idoso e ações que contribuem para o envelhecimento saudável.

Qualificação 

A expectativa da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) é abrir mais de mil novas vagas de qualificação para março. O aumento na oferta de cursos é uma ação prevista no Plano de Gestão 2021/2024. 

 


MAIS NOTÍCIAS
Fundhas

×