Comob aprova minuta de operação do novo transporte
11/02/2021 10:38
Palestra
Informações sobre os Veículos Leves sobre Pneus foram apresentadas ao Comob - Foto: Divulgação

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Mobilidade Urbana

O Comob (Conselho Municipal de Mobilidade Urbana) de São José dos Campos aprovou, em reunião nesta quarta-feira (10), a minuta do edital de operação do novo modelo de transporte público do município, previsto para ser iniciado neste ano. O documento ainda será apresentado e discutido em audiências públicas com a população.

Na reunião, os conselheiros também tiveram uma apresentação do VLP (Veículo Leve sobre Pneus), o primeiro veículo articulado 100% elétrico do país, e do reconhecimento internacional para o projeto de requalificação da Rua Coronel José Monteiro, no Centro.

Ao todo, a Prefeitura comprou 12 VLP’s, que deverão ser entregues juntos com a primeira fase da Linha Verde. A primeira fase vai ligar as regiões sul e centro até dezembro deste ano. Os veículos irão circular exclusivamente pela Linha Verde e atender os usuários do transporte público.

O projeto de requalificação da Rua Coronel José Monteiro foi reconhecido em dezembro do ano passado pela WRI (World Resources Institute) e enquadrado no conceito de “Ruas Completas”. A premiação credencia o município a fazer parte da Rede Nacional Para a Mobilidade de Baixo Carbono.

Esta foi a primeira reunião do Comob em 2020. O grupo, que possui representantes dos usuários do transporte público eleitos pela população, tem caráter consultivo e é responsável pela discussão de tudo que envolve a mobilidade urbana de São José dos Campos.

Em breve, serão divulgadas as datas, locais e horário das audiências públicas que irão tratar da operação do transporte público em São José dos Campos.