Crianças e adolescentes de abrigos têm presentes de Natal
Atualizado em 23/12/2021 - 21:19
Entrega de presentes de Natal para bebês, crianças e adolescentes de abrigos municipais
Os presentes foram entregues nesta quinta e irão alegrar o Natal de bebês, crianças e adolescentes que moram nos abrigos municipais - Foto: PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, entregou nesta quinta-feira (23) presentes recebidos através de doações para bebês, crianças, adolescentes e crianças e adolescentes com deficiência que moram em seis abrigos femininos e masculinos mantidos pela Administração municipal através de parcerias com entidades sociais e OSCs (Organizações da Sociedade Civil).

As bolas, bonecas, brinquedos, panetones e doces são o resultado de uma grande corrente do bem. Mais do que presentes de Natal, são gestos de amor, carinho, atenção, solidariedade e cuidado para com quem convive com tantas dificuldades ao longo do ano, mas não perde a esperança de um futuro melhor.

Alguns panetones foram feitos pela responsável pela oficina de culinária do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) Jardim Mariana 2, na região leste.

O Cras Eugênio de Melo, na região leste, e o Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) Sul contribuíram com brinquedos. As coordenadoras e representantes das três unidades da Prefeitura participaram da distribuição dos presentes.

"Esta ação que fizemos hoje é uma iniciativa que alegra os corações destas crianças e adolescentes, pois se sentem lembrados e apreciados. A proteção de nossas crianças e adolescentes é dever de todos nós", disse a psicóloga Nicole Nöthen de Oliveira, referência técnica da Prefeitura para os abrigos para crianças e adolescentes.

"É mais do que doar e entregar presentes. É mostrar para estas crianças e adolescentes que eles são importantes para nós", afirmou o empresário Eduardo Piloto, membro de uma entidade social de São José e um dos doadores dos brinquedos.

Doações mostram apoio da sociedade ao trabalho da Prefeitura

Esperança

As lideranças das entidades que administram os abrigos destacaram a importância da iniciativa adotada pela Prefeitura para alegrar o Natal das crianças e adolescentes.

"É um momento de muita alegria para nossas crianças, em que elas se sentem amadas e acolhidas. Receber presentes ajuda a alimentar a esperança de mudança de suas histórias de vida", disse Monique Vilas Boas, coordenadora das unidades de acolhimento de meninos e meninas de 7 a 12 anos.

"Estes presentes que recebemos são de suma importância, proporcionando muita alegria para nossos meninos e meninas. Natal é isto: união, presente e partilha", afirmou Sílvia Helena Barbosa de Oliveira, presidente da entidade que administra o abrigo para crianças com deficiência.

Bonecas e carrinhos: esperança de dias melhores

Proteção social

As unidades de acolhimento para crianças e adolescentes são serviços de alta complexidade da Proteção Social Especial e são imprescindíveis para a garantia de direitos dos acolhidos contra situações de violência e negligência que possam ter sofrido.

As equipes multidisciplinares, formadas por psicólogos, assistentes sociais e educadores, trabalham para proteger e cuidar do bem-estar dos meninos e meninas, em conjunto com os funcionários das unidades dos Cras e Creas e representantes de outros serviços da rede de garantia de direitos, como Conselho Tutelar, sistema Judiciário e redes públicas de saúde e educação.

Corrente do bem

"Ficamos muito felizes com as doações e presentes, que tornarão mais alegre e colorido o Natal dos nossos adolescentes. Com este carinho, eles se sentem importantes para a sociedade e isto faz toda a diferença"
Patrícia Pereira
Psicóloga dos abrigos masculino e feminino para adolescentes