Museu do Folclore realiza pesquisa para conhecer público
Atualizado em 20/12/2021 - 18:16
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Fachada do Museu do Folclore, que fica no Parque da Cidade, em Santana, região norte - Foto: PMSJC

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Conhecer melhor o seu público e aprimorar a sua comunicação. Estes são os principais objetivos da pesquisa que o Museu do Folclore de São José dos Campos vem realizando, desde o início do mês, junto aos seus visitantes. A pesquisa tem um questionário de nove perguntas e um comentário. Ela será feita até o dia 23 por funcionárias do museu e tabulada a partir de janeiro.

Segundo Francine Maia, gestora do museu, este tipo de pesquisa acontece com frequência. “É uma forma de avaliarmos o nosso trabalho a partir da visão do público que visita os espaços e participa das atividades realizadas durante o ano”, diz ela. “O contato com as pessoas, por meio da pesquisa, também contribui para que elas se aproximem do museu”, enfatiza Francine.

Por meio da pesquisa, o museu quer saber do visitante, entre outras coisas: o que motivou a sua visita, se as suas expectativas foram atendidas e qual a avaliação que ele faz do atendimento recebido. Também é solicitado ao visitante que faça um comentário de como o trabalho do museu pode melhorar para uma próxima visita.

Comunicação

Especificamente à comunicação, Francine destaca que o museu vem utilizando bastante as redes sociais (Facebook, Instagram e YouTube) para divulgar suas atividades e, ao mesmo tempo, se relacionar com seu público. “Melhoramos os conteúdos das nossas postagens e passamos a mostrar em detalhes o dia-a-dia no museu”, destaca.

A divulgação do museu também é feita por meio de site próprio (reformulado recentemente) e dos sites da Prefeitura e Fundação Cultural Cassiano Ricardo, a quem ele está ligado; além do blog do Centro de Estudos da Cultura Popular, organização da sociedade civil responsável pela sua gestão.

“O trabalho de assessoria de imprensa, feito pela Fundação Cultural e Prefeitura, também alcança veículos de comunicação da cidade, contribuindo sobremaneira para que o público possa conhecer e visitar nossas exposições (permanente, temporária e virtual), além de participar das nossas atividades”, lembra Francine

Os questionamentos nesta área procuram saber do visitante, primeiramente, como ele obtém informações sobre atividades culturais realizadas na cidade; que redes sociais ele mais utiliza, se já segue alguma das redes sociais do museu e se gostaria de receber e-mails informando a programação dos eventos realizados pelo museu.

Museu do Folclore de SJC
Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)
(12) 3924-7318 e (12) 3924-7354
www.museudofolclore.org