Sala de leitura amplia qualidade do acolhimento no Caps Infantil
17/12/2021 10:15
Inauguração de Sala de Leitura no CAPS Infantil no Monte Castelo
Espaço terá 974 livros para as crianças e adolescentes atendidos no Caps - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Saúde

Um espaço aconchegante, com mesa, cadeiras, pufes, jogos lúdicos e muitos livros. Assim ficou a nova sala de leitura do Caps (Centro de Atenção Psicossocial) Infantil de São José dos Campos.

Agora, as crianças e adolescentes de 0 a 18 anos que frequentam a unidade terão um espaço lúdico que carrega nos 974 livros um universo de carinho, educação, conhecimento e amor. Chamado de Leiturinhas no Hospital, o projeto é uma realização da CEC Brasil, uma empresa que atua na área de produção cultural, visando o impacto social, com o patrocínio da Bayer, empresa química e farmacêutica.

O espaço é mais um recurso terapêutico do Caps Infantil disponível para as crianças e adolescentes e terá sempre a supervisão de um profissional. A diretora da CEC Brasil, Karine Rocha, se emociona quando o assunto é educação por meio da leitura de livros.

“A gente que trabalha com a educação, sabe o desafio que é. Da nossa situação, do nosso país, das pessoas que estão em vulnerabilidade, que estão precisando de um espaço, de um acalento, de pegar um livro, de se sentir melhor”, conta.

Com a CEC, Karine percorre o país implantando espaços de leitura em hospitais, Caps, escolas e cooperativas de reciclagem. “Um espaço desse vai abrir muito a mente de pessoas que passam por aqui. Se conseguirmos que uma pessoa ou outra tenha um amor pela leitura, assim como nós temos, já vamos ficar muito felizes. Aliás, o Paulo Freire diz isso, que não dá pra falar de educação sem amor”, afirma Karine.

E o objetivo da nova sala de leitura do Caps Infantil é justamente esse, por meio de um acolhimento humanizado dos atendidos, resgatar o prazer pela leitura e gerar o estímulo para a criatividade e o conhecimento.

O Caps Infantil fica na Praça Ana Berling de Macedo, 282, no Jardim Jussara, no Centro, com atendimento de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 17h. Mais informações pelo telefone (12) 3942-8231.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde

×