Presépio do Museu do Folclore está aberto para visitação
Atualizado em 08/12/2021 - 12:04
Abertura do Presépio no Museu do Folclore
Folia de Reis de Santana participa da abertura do presépio no Museu do Folclore, no último domingo - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

O presépio do Museu do Folclore de São José dos Campos, aberto no último domingo (5), no Parque da Cidade, pode ser visitado de terça a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 14h às 17h. A manifestação contou com a presença de três Folias de Reis e deu início ao Ciclo de Natal, que se estenderá até o dia 30 de janeiro de 2022, data em que o presépio será fechado.

Nesta data também acontecerá mais uma edição da Chegada das Bandeiras, marcada pela presença de um número maior de Folias de Reis, boa parte encerrando o ‘giro’ pelos muitos presépios visitados durante este período e guardando suas bandeiras para o próximo ciclo. Da mesma forma que foi na abertura do presépio, a manifestação será presencial.

A montagem do presépio, neste ano, ficou por conta da joseense Aparecida Donizetti Santana de Souza, 46 anos, que contou com a ajuda do marido, dos filhos e até de amigos. Aparecida é sobrinha neta do violeiro José Soares da Silva, o conhecido Zé da Viola, que era mestre da Folia de Reis Estrela de Belém. Ele faleceu aos 88 anos, em fevereiro deste ano.

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo que funciona no Parque da Cidade desde 1997. Sua gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos, com sede em São José dos Campos.

Museu do Folclore de SJC
Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)
(12) 3924-7318 / (12) 3924-7354 – www.museudofolclore.org


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

×