Mountain bike tem emoção e disputa acirrada pelo ouro
Atualizado em 08/12/2021 - 15:34
SURDOLIMPIADA-Mountain Bike, Karatê e Taekondo
Regivaldo Linhares faturou a medalha de ouro no mountain bike: sonho realizado e classificação para Surdolimpíada mundial - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Emoção foi o que não faltou durante as disputas de mountain bike da Surdolimpíada Nacional 2021, na manhã desta segunda-feira (6) no Parque Alberto Simões, em São José dos Campos.

Ao todo, 30 atletas (22 homens e oito mulheres) enfrentaram os desafios da pista sinuosa, superando os obstáculos com garra e determinação em busca dos três primeiros lugares no pódio, que garantiam uma vaga para a Surdolimpíada Mundial (Deaflympics) que será disputada em maio do ano que vem, em Caxias do Sul-RS.

No fim, após quase duas horas de competições, a vitória em dose dupla foi da Federação de São Paulo, que faturou o ouro com Regivaldo Linhares no masculino e Katia de Freitas no feminino.

“Desde pequeno sempre gostei do esporte, lutei muito para chegar até aqui. Hoje alcancei o sonho de conquistar o primeiro título. Estou muito feliz com a classificação para a Surdolimpíada internacional”, disse Linhares, exausto após uma disputa acirrada.

Ainda entre os homens, João Coppetti, representando a federação gaúcha, ficou com a medalha de prata, e Daniel Rebouças, do Ceará, levou o bronze. No feminino, a prata foi para Karen Mariano, do Rio Grande do Sul, e o bronze para Maria José Linhares, de São Paulo.

No terceiro dia da Surdolimpíada, além das competições de mountain bike, nesta segunda-feira houve disputas nas modalidades de taekwondo, judô, karatê (no ginásio da AESJ), ciclismo de estrada (Parque Ribeirão Vermelho), atletismo (João do Pulo), vôlei (Teatrão), handebol (Centro Esportivo Vale do Sol) e vôlei de praia (Thermas do Vale).

A competição termina nesta terça-feira (7), com as finais do vôlei, handebol e vôlei de praia. A cerimônia de encerramento está prevista para as 16h, no complexo do Teatrão, na Vila Industrial.

A Surdolimpíada Nacional é uma realização da Confederação Brasileira de Surdos, com apoio da Prefeitura de São José dos Campos, que oferece toda a logística da competição.

Confira toda a programação na página do evento.