Em 30 anos, escola coleciona histórias que atravessam gerações
Atualizado em 06/12/2021 - 17:29
Especial -  Emei Domingos de Macedo celebra 30 anos. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 25-11-2021
Celebração com aprendizado: com vídeo, murais de fotos e recordações, as crianças conheceram a história da escola - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

“Eu quero dar todo meu amor para a escola.” “Quero dar chocolates e parabéns.” “Abraços e beijinhos.” A lista de presentes das crianças da Emei Domingos de Macedo Custódio, escola que completou 30 anos na Vila Tesouro (região leste), é extensa e repleta de pureza e fofura infantil. 

Para celebrar a importante data, a equipe da escola reuniu informações sobre o patrono da unidade escolar e as apresentou para as crianças, além de envolver as famílias com curiosidades, lembranças e recordações. 

A comemoração de aniversário está nos murais e na decoração festiva da escola. Reúne as memórias de gerações de ex-alunos que, na década de 90, frequentavam os espaços para brincar e aprender e hoje levam os filhos para momentos importantes na educação infantil. 

A ideia de comemorar as três décadas com os pequenos partiu de Gisele Pereira de Abreu Dutra, 36 anos, professora há 16 anos, sendo 12 deles na Emei, onde também foi estagiária.  

“A gente começou conversando com as crianças sobre o aniversário de 30 anos e falamos que muitos pais estudaram aqui. Percebemos o envolvimento das famílias, que trouxeram fotos e recordações para os murais. Assistimos a um vídeo com lembranças para resgatar essa história e contamos sobre o patrono. As crianças participaram super bem, foi uma experiência muito marcante”, diz. 

Lembranças e vínculos

A pedagoga Naiara Ferreira Faria Santos, 29 anos, estudou na Emei até 1997, mas sua relação com a escola continua presente nos últimos anos, com os dois filhos. O primogênito Pedro Paulo Faria Santos, 7 anos, estudou na unidade até o ano passado. O caçula, Miguel Faria Santos, 5 anos, está no Pré 1.

“A escola era bem diferente. Eu me lembro de uns tijolinhos vermelhos antigos, que cercavam todo espaço, com chão de terra batido, e me lembro também de gostar muito do parquinho. A escola é muito importante para mim, principalmente pelo convívio social”, recorda.

“Meu filho Miguel é especial e foi bem acolhido, está se desenvolvendo bastante. Desde quando nasceu faz terapias e acompanhamentos. Nós sempre estimulamos em casa, mas ele só sentiu segurança para andar aqui na escola. Um dia cheguei para buscá-lo, ele estava andando e foi ao meu encontro. Foi muito emocionante!”, conta Naiara. 

Além das conquistas dos filhos, Naiara destaca o ambiente familiar da escola onde ela, o esposo, os cunhados e amigos estudaram. “A escola é muito boa, estou satisfeita em ter meus filhos aqui, fico tranquila e feliz”, diz. 

Celebrar 

Grace Kelly Batista de Jesus, 28 anos, mora na Vila Tesouro. Foi aluna da Unidade entre 1997 e 1999 e, há dois anos, é agente educadora na escola. “Meu sentimento é de gratidão por poder retribuir todo carinho, amor e tudo que vivi aqui na minha infância para as crianças hoje. É fundamental que as crianças tenham bom atendimento, cuidados e atenção durante a Primeira Infância, fase tão importante, e isso acontece dentro da escola”, afirma. 

Confira alguns depoimentos de alunos do Pré 2:

Segundo David Gabriel Alves Ferreira, 5 anos, “a escola vai fazer aniversário de 30 anos e já sabemos contar até 30 para comemorar. Gosto muito da minha escola, da professora, dos meus amigos e do tanque de areia”, diz. 

“Eu amo a escola porque ela é bonita e as professoras são legais”, conta Laura Beatriz dos Santos, 6 anos. 

“Meu lugar preferido na escola é a minha sala de aula. Queria dar chocolates para o aniversário da escola”, destaca Bianca Vitoria Maria dos Santos, 6 anos. 

O patrono

O mineiro de Conquista, Domingos de Macedo Custódio nasceu em 20 de maio de 1913, filho do casal português Inácio Manuel Custódio e Maria das Dores de Macedo Custódio. Formou-se bacharel em Ciências Teológicas e casou-se com a professora Olga Franco Custódio. 

Em 1938, Macedo se mudou para São José dos Campos para tratar a tuberculose. Foi professor de Português durante 26 anos no então Instituto João Cursino, lecionou na Faculdade de Ciências e Letras da Fundação Valeparaibana de Ensino, atual Univap, onde também exerceu diversas funções. 

Atuante em diversas áreas da Educação e Cultura, Macedo também colaborou para a criação da Faculdade de Direito do Vale do Paraíba (Univap), foi fundador e primeiro da Academia Joseense de Ensino de São José dos Campos  e da Academia Joseense de Letras, na década de 80.

Domingos de Macedo Custódio faleceu em julho de 1986 em São José dos Campos. 


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania

×