Alunos do Decolar celebram conclusão do Fundamental
01/12/2021 13:27
Programa Decolar - Encontro alunos da 1ª turma no MIC. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 29-11-2021
Com sessão planetário, oficina de confeitaria e piquenique no MIC, o Decolar celebrou a primeira turma de alunos que conclui o Ensino Fundamental participando do Programa - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

Em 2018, a Prefeitura de São José dos Campos apresentou o Programa Decolar (Desenvolvimento do Potencial e Talento) para pais, alunos e comunidade escolar. Três anos depois, nesta segunda-feira (29), o Decolar celebrou a primeira turma de alunos que concluiu o programa junto com o Ensino Fundamental. 

Com oficina de confeitaria, sessão planetário e um piquenique nos espaços do MIC (Museu Interativo de Ciências), na Vila Industrial (região leste), os estudantes compartilharam lembranças, aprendizados e comemoraram o encerramento de um ciclo, animados pelo futuro que os aguarda. 

A comemoração aconteceu nesta segunda-feira (29) e teve a participação de voluntários, representantes da equipe técnica da Secretaria de Educação e 40 alunos, que receberam certificado. 

“Hoje é um dia de celebrarmos todos juntos, foi muito bom vê-los chegando em 2018 menores e animados e agora poder confraternizar o fechamento de um ciclo da vida deles. Um torce pelo outro, dá força e celebram juntos com alegria cada conquista destes anos no Decolar”, destacou a coordenadora do programa, Edilene Reis Cleto. 

Voluntariado e sonhos

“Para mim o Decolar foi uma linda oportunidade, me mostrou muitas coisas, o que eu gostava, o que não gostava muito, incentivou meus sonhos e o que eu posso alcançar no futuro. Vou levar isso para sempre”, afirma Izabella Ferreira Sant’anna, 14 anos, aluna do 9º ano da Emef Maria Aparecida Santos Ronconi.

Júlia Bluyus Cleto dos Santos, poderia ser ‘confundida’ facilmente com uma aluna do Decolar pela idade e aparência jovial. A estudante de 14 anos atua como voluntária no programa há mais de um ano com aulas de japonês. 

“Participar como voluntária é ótimo, o idioma é difícil e exige muita dinâmica nas aulas. O Decolar considera diversas habilidades, desde idiomas, artes, fotografia, física e muito mais para oferecer aos alunos, considerando a capacidade de cada um em diversas áreas”, diz.

Para Pedro Michelin de Siqueira, 15 anos, do 9º ano da Emef Profª Vera Lúcia Carnevalli, o principal diferencial do Decolar é “poder escolher o que mais gostamos e o que queremos aprender”. 

“Fiz parte do grupo das atividades de Física e chegamos a participar de um congresso de hipersônica, com experimentos e muitos aprendizados, foi demais. Eu quero continuar estudando para entrar no Instituto Federal e depois fazer o ensino superior em Física ou alguma área de Exatas, que é o que mais gosto. Agradeço ao Decolar pelas chances”, disse.

Vem Decolar

Realizado pela Prefeitura de São José dos Campos por meio da Secretaria de Educação e Cidadania, o programa Decolar conta atualmente com 225 alunos, do 6º ao 9º ano da rede de ensino municipal de São José.

O Decolar busca identificar, acompanhar e estimular o desenvolvimento do potencial dos alunos considerados dotados e talentosos da rede.

As áreas trabalhadas pelo Decolar são: Criatividade, Habilidades e Expressão; Ciências, Investigação e Tecnologia; Comunicação; Organização e Humanidades.

Os alunos escolhem as atividades conforme seus interesses e fazem um plano individual de trabalho. A partir desta programação, há ações e atividades semanais sempre no contraturno escolar.

Para fazer parte do Decolar, os estudantes com capacidade elevada são observados pelos professores da rede durante quatro anos (2º, 3º, 4º e 5º anos). Após esse período, passam por uma análise de dados e observação pela equipe de especialistas do programa.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania

×