Figureira Tina Lemos é o destaque do Museu Vivo no domingo
27/08/2021 16:51
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Tina Lemos em meio aos seus trabalhos: ela participa do Museu Vivo deste domingo, realizado pelo Museu do Folclore - Foto: Divulgação - Foto: PMSJC

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Ela usa o barro (ou argila) para materializar, de maneira única, seu jeito de estar e sentir o mundo. Seu processo criativo é uma somatória de imaginação, costumes, tradições e valores. O resultado é a sua identidade cultural, cravada na figura modelada. Este é o perfil da figureira, artesã e ceramista Angela Cristina Lemos, joseense que cresceu na região norte de São José dos Campos.

Tina Lemos, como é mais conhecida, é a convidada deste domingo (29) para mais uma edição do Museu Vivo, que acontece de maneira virtual, a partir das 16h, pelo Facebook do Museu do Folclore de São José dos Campos. O encontro contará ainda com a presença da pesquisadora Renata Sparapan, responsável pelo novo projeto do museu, o Baleio Galeria, do qual Tina também faz parte.

“Aprender a fazer figuras não é somente manusear o barro, mas saber os seus significados e símbolos, interpretar e compreender a importância da figura no contexto artístico, histórico e cultural da representação expressa pelo artista popular”, disse Tiane Tessaroto, pesquisadora e mediadora do Museu Vivo virtual.

Tina Lemos também é graduada em Educação Artística e Artes Visuais pela Faculdade Claretiano, além de ter feito especialização em Cultura Popular Brasileira pela Univap (Universidade do Vale do Paraíba).

Projeto e gestão

O Museu Vivo é um dos muitos projetos realizados pelo Museu do Folclore durante o ano, em dois domingos por mês, sempre no período da tarde. Em razão da pandemia, desde março do ano passado as edições acontecem de forma virtual.

O Museu do Folclore é um espaço da FCCR (Fundação Cultural Cassiano Ricardo), gerido pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos, que atua na área da cultura popular.

Museu do Folclore de SJC

Avenida Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)

(12) 3924-7318 – www.museudofolclore.org

 

 

 


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

×