Sala do Empreendedor supera marca de 8.000 novas empresas
26/08/2021 11:28
Empreendedor Vinícius Garcia no seu estúdio de fotografia no Galo Branco
Vinícius Garcia Silva abriu MEI em fevereiro, montou um estúdio de fotografia e já tem assistente - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Sheila Faria
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

A Prefeitura de São José dos Campos superou nos primeiros dias de agosto a marca de 8.000 novas empresas abertas pela Sala do Empreendedor, vinculada à Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade. Até o último dia 23, já eram 8.346 empresas abertas este ano.

Apenas nos primeiros 23 dias de agosto foram abertas 863 empresas, das quais 674 foram MEI’s (Microempreendedor Individual). No acumulado do ano, as MEI’s (atividades como cabeleireiro, pintor, comércio de roupas e marmitaria, entre outros) somam 5.400 contra 2.946 de outros tipos de empresas.

Vinícius Garcia da Silva, de 20 anos, morador do Galo Branco, na região leste, abriu uma MEI em fevereiro deste ano e já está vendo seu negócio decolar. Ele montou um pequeno estúdio de fotografia para atuar em eventos.

“Eu trabalhava em uma empresa e resolvi me desligar para tentar empreender. Tinha um sonho de trabalhar com fotografia desde os 12 anos. Abri a empresa, comprei minha primeira câmera e desde então não faltou serviço”, afirmou.

Segundo Vinícius, abrir a empresa foi muito mais fácil e rápido do que ele pensava. “Achei que seria burocrático, mas tudo foi resolvido na hora. Estava aberta a oportunidade de trabalhar naquilo que planejava há anos. Além disso, saí da Sala do Empreendedor com todas as orientações que precisava”, disse.

Previsão

Os números da Sala do Empreendedor registrados até o momento fortalecem a previsão de que o ano de 2021, mesmo com a pandemia, deve superar 2020, que fechou em 10.257 aberturas de empresas. A previsão é de chegar a 12 mil empresas abertas este ano.

Por mês, a secretaria registra uma média de 900 a 1.200 atendimentos. Desde 2017, a Sala do Empreendedor de São José dos Campos é considerada referência nacional.

Mais informações no site da Prefeitura (www.sjc.sp.gov.br) ou pelos telefones 3947-8478 e 3949-8494. Atendimento presencial 8h às 17h, no Paço Municipal (rua José de Alencar, 123).