S. José homologa licitação para usina de energia solar
Atualizado em 10/08/2021 - 15:06
Paço Municipal. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 14-04-2021
Além de incentivar o uso de energia renovável, a nova matriz energética vai gerar economia aos cofres públicos - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

A Prefeitura de São José dos Campos homologou o resultado da concorrência pública para a construção de uma usina solar fotovoltaica que vai abastecer cerca de 30% da energia consumida pelos prédios públicos da cidade.

A empresa Cápua Projetos e Construções Ltda terá 12 meses, a contar da ordem de serviço, para iniciar a operação e fornecimento da energia verde.

Além de incentivar o uso de energia renovável, a nova matriz energética vai gerar economia aos cofres públicos.

A Prefeitura, segundo o edital, vai pagar apenas pela energia elétrica consumida, sem a necessidade de fazer investimentos, que será de responsabilidade da empresa contratada.

A estimativa da Prefeitura é que com a implantação da usina solar fotovoltaica possa se gerar uma economia de cerca de 25% nas contas de energia. Atualmente, o município gasta R$ 0,63 de tarifa por kWh e com a implantação da usina esse custo deve cair para R$ 0,47 por kWh.

A previsão é que sejam investidos pela empresa um total de R$ 12,7 milhões para construção e início da operação dos serviços. A usina fotovoltaica terá capacidade para gerar até 4.730 MWh por ano.

A contratação está sendo feita por meio de uma concessão, pela qual a Prefeitura fará uma contraprestação para remuneração da empresa. O contrato de concessão será de 26 anos com previsão de investimentos que chegam a R$ 53,3 milhões nesse período.

A contratação de energia verde para abastecer prédios públicos, além da Linha Verde, é um dos 10 projetos que integram o PPI (Programa de Parcerias de Investimentos) lançado no início do ano.

Lei Orgânica

Além da construção da usina fotovoltaica, São José dos Campos também pretende consumir energia sustentável através da aquisição em ACL (Ambiente de Contratação Livre). O edital para contratação da energia verde nessa modalidade será lançado em breve.

A Prefeitura também encaminhou projeto de lei à Câmara para alterar a Lei Orgânica do Município, com o objetivo de permitir a mudança da matriz energética.

Seguindo tendências mundiais, o município estuda usar geradores movidos a gás natural para atender o abastecimento de energia e se preparar para eventuais crises de racionamento provocadas por mudanças climáticas.

Nos últimos anos, o município tem se tornado referência em sustentabilidade e respeito ao meio ambiente. A frota da Guarda Municipal é composta 100% por veículos elétricos, assim como a Linha Verde que será servida por veículos com propulsão elétrica e um corredor sustentável de transporte público.

A cidade já tem 100% de sua iluminação pública com luminárias de LED, o que reduziu a conta de energia em mais de 40%.

Pelo segundo ano consecutivo, São José dos Campos foi anunciada como uma das três cidades brasileiras mais arborizadas do país, segundo o programa Cidades Árvores do Mundo.