Responsabilidade é o tema central do Maio Amarelo
Atualizado em 28/04/2021 - 19:08
CAMPANHA SINAL DE GENTILEZA AVENIDA NOVE DE JULHO - 15-10-2019 - LUCAS CABRAL
Prefeitura de São José já realiza ações diárias para conscientizar a população - Foto: Lucas Cabral/PMSJC

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Mobilidade Urbana

Foi lançada oficialmente nesta quarta-feira (28), a campanha do Maio Amarelo de 2021, mês em que o tema trânsito é colocado em pauta e as ações educativas e de divulgação para a segurança viária são intensificadas.

Neste ano, o tema será Responsabilidade, Pratique no Trânsito. O objetivo é mostrar que todos, população, instituições, iniciativas pública e privada são responsáveis pela segurança no trânsito.

Em São José dos Campos, a Prefeitura preparou uma programação com diversas ações e palestras, que devido à pandemia, serão intensificadas de forma online e poderão ser acompanhadas pelas redes sociais (veja abaixo).

As ações de São José, inclusive, serão acompanhadas pela população da cidade de Sertãozinho (SP). Recentemente, um representante da cidade esteve em São José para conhecer o setor EducaMob e as ações realizadas.

Participaram do evento de lançamento da campanha deste ano representantes do ONSV (Observatório Nacional de Segurança Viária), responsável pelo Maio Amarelo, do Governo do Estado de São Paulo e de diversas prefeituras do país.

Neste ano, o vídeo institucional da Campanha, que é divulgado no Brasil e em outros países, teve a participação do ator Lima Duarte e todas as imagens foram gravadas em São José dos Campos.

As ações que serão realizadas pela Prefeitura de São José, no dia 24 de maio, estão palestras de dois moradores de São José que foram vítimas de sinistros de trânsito e atualmente são atletas PcD (Pessoa com Deficiência).

“Existe um ditado horroroso no Brasil que é o de “levar vantagem”. A pessoa acha que o que está fazendo é certo, mas isso não existe quando você está fora das normas e leis, podem ter crianças do seu lado, pessoas que vão repetir o que você está fazendo”, diz Rosana Selicani, de 55 anos, pioneira da natação PCD na região do Vale do Paraíba e Litoral Norte e que fará uma das palestras.

Outro palestrante é o Rodrigo Ferreira Lima, de 37 anos. “Deveriam se preocupar mais porque pode haver morte ou sequelas em acidentes de trânsito”, disse o atleta de vôlei paraolímpico.

3/5/2021 - Abertura
9h: com apresentação do vídeo oficial da campanha
10/5/2021 – Palestras
9h: A importância do agente de Mobilidade Urbana na segurança viária do município.
9h40 A saúde Mental no trânsito
17/5/2021 – Palestras
9h: Respeito e responsabilidade: Pratique no trânsito
9h40: Respeito e responsabilidade: Pratique no trânsito
24/5/2021 – Palestras e depoimentos
9h: SAMU: Atendimento APH em um acidente de trânsito – Enfermeiro Rodrigo
9h40: Depoimento de vítima e acidente de trânsito
10h20: Depoimento de vítima de acidente de trânsito.
Os dois depoimentos são de vítimas de acidentes que sofreram amputações de membros por imprudência e superaram o ocorrido se tornando paratletas de alto rendimento.

Todas as palestras serão transmitidas pelas redes sociais da Prefeitura.