Obra de travessia elevada interdita rua no Jardim Oriente
Prefeitura já implantou 60 travessias elevadas no município - Foto: PMSJC

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Mobilidade Urbana

A Prefeitura de São José dos Campos inicia na próxima segunda-feira (26) a implantação de uma travessia elevada na rua Santo Inácio de Loyola, no Jardim Oriente, região sul da cidade.

A previsão é que a faixa seja implantada em cerca de uma semana, período em que a rua ficará totalmente interditada entre as ruas Arnaldo dos Santos Cerdeira e George Washington (veja mapa abaixo).

As linhas de ônibus 117 e 307 e a linha 31 do transporte alternativo (van), assim como os demais veículos, terão seus itinerários desviados pelas ruas Arnaldo dos Santos Cerdeira, Nelson Costa e George Washington.

Um ponto de ônibus da Rua Santo Inácio de Loyola que fica próximo à obra será desativado temporariamente. Um ponto provisório será implantado na mesma via, após a Rua George Washington.

A previsão é que as obras sejam concluídas no próximo dia 3 e a via seja liberada para o trânsito. A região estará sinalizada e com o apoio dos agentes da mobilidade.

Desde 2017, já foram implantadas 58 travessias elevadas em São José dos Campos. Os serviços são executados pela Urbam.

Travessias elevadas

As travessias elevadas têm a função de diminuir a velocidade dos veículos e proporcionar mais segurança aos pedestres para a travessia da rua.
Preferencialmente instaladas em áreas de grande circulação de pessoas, as faixas em nível sinalizam a preferência de quem está a pé, além de facilitar o deslocamento de pessoas com mobilidade reduzida, idosos e com carrinhos de bebê.