Santa Júlia será nova opção de lazer para a região sudeste
Atualizado em 30/11/2020 - 17:25
Obras do Parque Linear Santa Júlia na região Sudeste. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 17-11-2020
A primeira fase do projeto, que será entregue em cinco meses, contará com a urbanização de um trecho de 7.469,37m² - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Priscila Veiga Vinhas
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

As obras do Parque Santa Júlia estão em andamento da região sudeste de São José dos campos. No momento as equipes da construtora Elefe, vencedora do processo licitatório, estão realizando os serviços de mobilização para instalação do canteiro de obra, movimentação de terra, calçamento externo e a fundação do mirante que integrará o projeto arquitetônico. O investimento é de R$699.714,13.

A implantação do Parque Santa Júlia ofertará um novo equipamento de lazer para a comunidade da região sudeste do município, que atualmente conta somente com um parque urbano de dimensões reduzidas, o Parque Caminho das Garças.

A primeira fase do projeto que será entregue em cinco meses contará com a urbanização de um trecho de 7.469,37m² onde será construído um mirante de 140m² executado em madeira ecológica, playground, passeios, acessos, e duas novidades: rampa de escalada e grandes tobogãs para crianças, aproveitando a declividade do terreno. Também serão executados paisagismo, incremento de iluminação da área e a construção de uma ciclovia.

A urbanização desta primeira fase tem como premissa promover a conexão entre a população e os atributos naturais do entorno, assim como ofertar equipamentos de lazer diferenciados que gerem atratividade para grupos variados da comunidade e, consequentemente, contribuam para a ampla utilização do espaço.

O projeto do Parque Santa Júlia contempla a criação de passeios, ciclovias e pontos de contemplação ao longo do córrego Ribeirão dos Putins e do lago, contando ainda com a urbanização de 4 áreas verdes onde está prevista a implantação de equipamentos diversos com academia, playground, deck, entre outros, constituindo um Parque Linear. A finalização das obras do complexo do Parque Santa Júlia está prevista para acontecer dentro de 4 anos.

Parques lineares são intervenções urbanísticas construídas ao longo de cursos d'água. Normalmente maiores em seu comprimento do que na sua largura – por acompanhar o trajeto de rios e córregos e estarem sempre associados à rede hídrica – tais espaços são capazes de conectar áreas verdes, proteger e recuperar o ecossistema, controlar enchentes, abrigar práticas de lazer, esporte e cultura, além de contribuir com alternativas não motorizadas de mobilidade urbana.

Preservação Ambiental

O parque Santa Júlia compreende uma área de aproximadamente 330 mil metros quadrados, envolvendo trecho natural de 8,59 hectares que receberá a restauração florestal pela Prefeitura com o plantio de 13.000 mudas nativas do Cerrado. A restauração florestal, que se dará ao longo de 48 meses, promoverá a conectividade com outros fragmentos remanescentes da vegetação de Cerrado e faz parte de uma contrapartida ambiental de TCRAs (Termos de Compromisso de Recuperação Ambiental) firmados pela Prefeitura junto a Cestesb entre 2017 e 2020.

Plano Diretor

A proposta para implantação do Parque Linear Santa Júlia vem ao encontro dos anseios da comunidade local que apresentou a demanda pelo aumento da oferta de áreas verdes e de lazer públicas durante as audiências públicas de construção do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado do Município - PPDI (Lei Complementar 612/2018).

Dentre os benefícios da criação de novos parques está a oferta de espaços de lazer e contemplação/ócio; aproximação da população à paisagem natural e seus atributos; incremento da coesão social através da oferta de espaços de convívio; incremento do índice de áreas verdes por habitante; preservação e valorização dos cursos d’água; contribuição com a criação de corredores verdes de biodiversidade e contribuição com a drenagem urbana, por meio da manutenção de áreas permeáveis.

Ainda de acordo com as premissas estabelecidas no PDDI, foram propostos 14 novos Parques com o objetivo de promover o incremento das Áreas Verdes e Sistemas de Lazer, distribuindo-as equitativamente pelo município. 


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

×