Detran e protocolo da Semob ficam fechados até 30 de abril
Atualizado em 29/05/2020 - 10:43
Vistoria do transporte escolar - renovação de alvarás
Vistorias do transporte escolar, por exemplo, estão suspensas - Foto: Beto Faria/PMSJC

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Mobilidade Urbana

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, informa que, devido ao novo coronavírus, o protocolo da Secretaria que fica dentro do Detran, onde são realizados alguns processos administrativos, ficará fechado até 30 de abril. As unidades do Detran e Poupatempo na cidade já foram fechadas pelo Governo do Estado de São Paulo.

Ou seja, serviços como as vistorias do transporte escolar, alternativo e fretados, por exemplo, estão temporariamente suspensos, já que elas são realizadas em parceria com o Detran. Além disso, desde a última quinta-feira (23), estão suspensos, por tempo indeterminado, os prazos para apresentação de defesa da autuação, recursos de multa, defesa processual e recursos de suspensão do direito de dirigir e de cassação do documento de habilitação.

Multas

Todas as multas registradas em São José dos Campos podem ser pagas pelos condutores com 40% de desconto por meio do aplicativo SNE (Sistema de Notificação Eletrônica), serviço criado pela empresa Serpro (responsável pelo processamento de multas na cidade), a pedido do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).

Como funciona

Os motoristas que aderiram ao SNE podem obter 40% de desconto no pagamento de multas de trânsito, desde que não recorram e respeitem os prazos de pagamento. Normalmente, todas as multas, independente do SNE, permitem 20% de desconto para pagamento antes do vencimento.

Ao cadastrar o veículo, o condutor recebe a notificação pelo celular e pode solicitar o pagamento com 40% de desconto. O aplicativo SNE Denatran está disponível para celulares Android e IOS. Nele também é possível baixar o formulário para fazer a indicação do condutor.

Vale lembrar que a população de São José dos Campos pode realizar cerca de 85% dos serviços da Prefeitura pelo Prefbook, serviço online disponível para realizar diversos pedidos e abertura de processos. Veja abaixo alguns serviços disponíveis no Prefbook.

Com o Prefbook, os usuários têm acesso às mais diversas informações que existem na base de dados do município podendo consultar, ao mesmo tempo, em diversas plataformas, certidões e débitos, imprimir guias, abrir processos administrativos online, sem precisar se deslocar às repartições públicas.

Dos serviços ligados à Secretaria de Mobilidade Urbana, por exemplo, a população pode realizar pelo Prefbook a indicação de condutor em infração, defesa da autuação de infração, recurso contra multas de trânsito, pedido para o cartão de isento para idoso em ônibus, carteirinha do transporte público para PNE (Portador de Necessidade Especial) e credencial de estacionamento especial.

O Prefbook é fácil e prático de usar. Basta acessar, criar uma senha e fornecer seu CPF ou e-mail. Um ícone que leva ao site também está disponível na página inicial do site da Prefeitura.

Prefbook
Emissão de certidões
- Tempo estabelecido
- Dados cadastrais imobiliários
- Inscrição municipal
- Débitos do imóvel
- ISSQN/Taxa de licença
- CND individual

Meus débitos
- Consulta de débitos de imóveis
- Consulta de débitos de empresas
- Consulta de multas de fiscalização
- Consulta de multas de trânsito em dívida ativa
- Emissão de boletos para pagamento de débitos

Cadastro de imóveis/empresas
- Consulta de imóveis/empresas vinculadas
- Inclusão de imóveis ou empresas que estão vinculadas ao CPF
- Exclusão de imóveis ou empresas que não estão vinculadas ao CPF

Meus processos
- Consulta de processos abertos
- Consulta do andamento dos processos
- Resolução de "exigência"
- Abertura de processo administrativo


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Mobilidade Urbana