Profissionais das UPAs iniciam campanha pelas redes sociais
Atualizado em 29/05/2020 - 10:43
profissionais que atuam nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de São José dos Campos, realizam uma campanha com fotos pelas redes sociais pedindo que os moradores façam quarentena em prevenção ao coronavírus
Além dos profissionais da saúde, a participação e a conscientização da população são fatores fundamentais para enfrentar esse momento - Foto: PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Saúde

Com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância do confinamento e evitar a sobrecarga das unidades de saúde, profissionais que atuam nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) de São José dos Campos realizam uma campanha pelas redes sociais. Em fotos, eles pedem que os moradores façam quarentena em prevenção ao novo coronavírus.

Empenhados em conter a disseminação do vírus, um exército formado por aproximadamente 400 servidores não mede esforços para vencer essa batalha. Além dos profissionais da saúde, a participação e a conscientização da população são fatores fundamentais para enfrentar esse momento.

“É muito importante contar com a colaboração da população. Um número grande de pessoas nas Unidades de Pronto Atendimento sobrecarrega o serviço. Esse tipo de comportamento aumenta o tempo de espera e pode ainda acarretar em novas transmissões”, explicou Isis Palma, gerente da UPA do bairro Parque Novo Horizonte, região leste da cidade.

Mãe de um casal de filhos, de 4 e 13 anos, a servidora contou sobre a dedicação no trabalho. “Minha família fica preocupada. Estamos tomando todas as medidas de segurança. Nossos profissionais foram bem orientados. Essa é a profissão que escolhi. O amor e a dedicação ao trabalho tornam tudo mais tranquilo e prazeroso”, disse.

Entre os objetivos da quarentena está a garantia da manutenção dos serviços de saúde em local certo ou determinado.

“As pessoas precisam se conscientizar que não é momento para procurar as unidades de saúde de forma geral por motivos crônicos ou curiosidade. Peço que respeitem a doença e se isolem em seus lares cuidando dos seus! Se todos se conscientizarem verdadeiramente, salvam vidas tanto quanto nós”, afirmou Adriana Prado, enfermeira da Unidade de Pronto atendimento do Campo dos Alemães, região sul da cidade.

Equipamentos

Todos os funcionários que atuam na saúde foram orientados sobre o uso adequado dos equipamentos de segurança. Os profissionais contam com máscaras, aventais descartáveis e luvas.

Foram reforçadas ainda as orientações sobre a higienização das mãos com água e sabão. A secretaria de saúde disponibiliza ainda álcool em gel em todos os setores. Os pacientes com problemas respiratórios recebem máscaras de proteção.

Está disponível ainda álcool em gel nas recepções da UPAs.

São José dos Campos tem dois casos confirmados da doença. A população pode acompanhar as últimas ações de combate ao novo coronavírus e os boletins atualizados sobre a doença no site da Prefeitura.

Prevenção

- Hospital Municipal de São José dos Campos reservou uma ala para atendimento exclusivo dos pacientes do SUS infectados com o novo coronavírus que necessitarem de internação e tratamentos intensivos. Totalmente isolada dos demais setores do Hospital Municipal, o setor conta com 24 leitos de internação e 11 de UTI.

- A partir de segunda-feira (23), o atendimento nos setores de Vigilância – Epidemiológica e Sanitária – da Prefeitura de São José dos Campos não será mais presencial. Essa medida é parte das ações tomadas para o enfrentamento do novo coronavírus. Alguns serviços estarão disponíveis online – pela internet e o aplicativo Prefbook. Outros poderão ser solicitados por e-mail ou agendados por telefone.

- Tem início nesta segunda-feira (23) a campanha nacional de vacinação contra a influenza. Na primeira etapa, serão vacinadas pessoas com mais de 60 anos e trabalhadores da saúde. Todas as Unidades Básicas de Saúde estarão disponíveis para aplicação das doses, das 8h às 17h. Os idosos poderão receber a vacina também nas quatro Casas do Idoso, que ficam nas regiões centro (Rua Euclides Miragaia, 508, Centro), leste (Rua Cidade de Washington, 164, Vista Verde), norte (Rua Carlos Belmiro dos Santos, 99, Santana) e sul (Avenida Andrômeda, 2601, Bosque dos Eucaliptos).

- A Prefeitura de São José dos Campos suspende, por tempo indeterminado, as aulas na rede municipal de educação a partir da próxima segunda-feira (23).

- A partir de segunda-feira (23), as escolas ficarão abertas para os pais retirarem a merenda escolar, visando com isso ajudar principalmente as famílias que mais precisam.

- A Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) e o Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza) também seguirão as orientações da rede municipal de educação e terão as aulas suspensas a partir de segunda-feira.