Bilhete Único de idosos terá restrição a partir deste sábado
Atualizado em 22/03/2023 - 10:55
Transporte Coletivo 23 02 2018
A partir de segunda-feira (23), apenas os idosos que estiverem se deslocando para a vacinação contra a Influenza poderão utilizar o transporte público - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Mobilidade Urbana

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, informa que devido à pandemia do novo coronavírus irá restringir o uso dos cartões do Bilhete Único dos idosos. O objetivo é assegurar a saúde deste público, considerado grupo de risco.

A partir deste sábado (21), todos os cartões do Bilhete Único dos idosos estarão bloqueados por tempo indeterminado. E a partir de segunda-feira (23) apenas os idosos que estiverem se deslocando para a vacinação contra a Influenza poderão utilizar o transporte público.

Para isso, eles terão que apresentar o RG ao motorista e informar o local de destino para a vacinação, que irá ocorrer nas Unidades Básicas de Saúde e nas Casas do Idoso Centro, Leste, Norte e Sul (confira abaixo a programação da Campanha de Vacinação).

Esta é mais uma ação da Prefeitura no combate ao novo coronavírus.

Na quarta-feira (18), a Prefeitura decretou estado de emergência no município por 180 dias, o que permite o emprego urgente de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública, a fim de evitar a disseminação da doença no município.

Também como parte destas ações, desde esta quinta-feira (19), foram bloqueados os cartões do Bilhete Único Escolar, por tempo indeterminado. A operação e oferta do transporte público no município permanecem inalteradas e todas as linhas com os respectivos itinerários podem ser consultados na página de ônibus ou no aplicativo Ônibus na Hora.

Vale ressaltar que todos os veículos do serviço já passavam por limpeza diária antes da pandemia e, atualmente, as empresas que operam o transporte público da cidade reforçaram a higienização dos veículos, com a disponibilização de álcool em gel e limpezas extras com solução bactericida.

Além da higienização dos veículos e passageiros, outra importante recomendação é que as janelas permaneçam abertas para a circulação do ar.

Campanha de Vacinação

A Prefeitura de São José dos Campos inicia na segunda-feira (23) a campanha nacional de vacinação contra a influenza. Na primeira etapa, serão vacinadas pessoas com mais de 60 anos e trabalhadores da saúde.

Todas as Unidades Básicas de Saúde estarão disponíveis para aplicação das doses, das 8h às 17h. Os idosos poderão receber a vacina também nas quatro Casas do Idoso, que ficam nas regiões centro (Rua Euclides Miragaia, 508, Centro), leste (Rua Cidade de Washington, 164, Vista Verde), norte (Rua Carlos Belmiro dos Santos, 99, Santana) e sul (Avenida Andrômeda, 2601, Bosque dos Eucaliptos).

Nas próximas etapas da campanha, que vai até 22 de maio, serão imunizados os integrantes dos demais do grupo de risco. A segunda, com início em 16 de abril, abrangerá professores, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, além de profissionais das forças de segurança e salvamento.

Já na terceira e última fase, que começa em 9 de maio, o Dia D da mobilização, serão vacinadas as crianças que tenham de 6 meses a menos de 6 anos, gestantes, puérperas (45 dias após o parto), os povos indígenas, funcionários do sistema prisional, adultos de 55 a 59 anos (novidade neste ano), indivíduos privados de liberdade, adolescentes e jovens sob medida socioeducacional.

Para os doentes crônicos, é imprescindível levar uma solicitação médica que especifique o problema de saúde, que deve estar entre as doenças elegíveis para tomar a vacina. Também pode ser apresentada a última receita médica com a prescrição de medicamentos de uso contínuo que comprove o problema de saúde.

O objetivo da campanha é minimizar a ocorrência da gripe, as internações e os óbitos gerados pelo vírus influenza em grupos vulneráveis.