Laís Nunes coloca wrestling joseense na Olimpíada de Tóquio
Atualizado em 29/05/2020 - 10:43
Wrestling - Laís Nunes
Laís Nunes, lutadora do São José Wrestling, irá representar o Brasil na Olimpíada de Tóquio - Foto: Divulgação

Wagner Matheus
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Neste sábado (14), o esporte joseense carimbou um passaporte para os Jogos Olímpicos de Tóquio deste ano. A lutadora Laís Nunes conseguiu a vaga no wrestling ao vencer a venezuelana Nathaly Grimán por 3 a 1 nas semifinais da categoria até 62 quilos.

A seletiva de Ottawa (Canadá) para Tóquio começou na sexta-feira (13) e terminou no domingo (15). Três atletas representando o Brasil conseguiram vaga: Eduard Sghomonyan na sexta-feira e Aline Silva e Laís no sábado.

Outros três atletas da equipe São José Wrestling tentaram a classificação, mas não obtiveram êxito: Ronissom Brandão (87Kg), Kamila Barbosa (50Kg) e Marcos Calasans (74Kg). Kamila ainda terá mais uma chance no pré-olímpico da Bulgária.

“Estou muito grata e feliz, Deus é bom sempre. Foi um árduo caminho até aqui, então foi um momento de muito choro pela conquista. A preparação começou há anos com muito treino, muito sacrifício e, em cada competição, um pouco mais de aperfeiçoamento”, disse Laís Nunes após sua participação na seletiva. “Agora que garanti a vaga, meu foco é a medalha olímpica, vou continuar trabalhando duro para isso, eu acredito.”

Segunda Olimpíada

Tóquio será a segunda Olimpíada da carreira de Laís. Ela já esteve na Rio 2016. Para se classificar, venceu as duas lutas da fase de grupos da categoria até 72 quilos, superando por 6 a 1 a canadense Michelle Fazzari, medalhista de bronze no Mundial de 2017, por 6 a 1 e, na sequência, a dominicana Yessica Oviedo por 9 a 3.

Na semifinal, diante da venezuelana Nathaly Grimán, a luta estava empatada em 1 a 1 faltando menos de dois minutos para o final, quando a brasileira conseguiu a vantagem que a levou para a Olimpíada.

A carreira de Laís Nunes vem alcançando uma trajetória vitoriosa. Em 2019, ela ganhou sete medalhas em competições internacionais. Conquistou ouro no Pan-Americano de Wrestling, duas pratas nos torneios Bill Farrell e Dave Schultz Memorial, e quatro bronzes, nos Jogos Pan-Americanos, Jogos Mundiais Militares, Grand Prix da Espanha e Torneio Cidade de Sassari. No Pan deste ano, disputado dias antes em Ottawa, Laís conquistou medalha de bronze.

A atleta foi eleita pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro), a melhor do país na modalidade nos anos de 2018 e 2019.

O wrestling reúne vários estilos e categorias de lutas. A Prefeitura de São José dos Campos apoia a modalidade por meio da LIF (Lei de Incentivo Fiscal).

 

 


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

×