Bordado, paçoca e música sertaneja são atrações do Museu Vivo
Atualizado em 13/03/2020 - 15:44
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
O casal Erli e Geraldina vai compartilhar o que mais gosta de fazer, tocar e cantar música sertaneja - Foto: Divulgação - Foto: PMSJC

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

O Museu do Folclore de São José dos Campos realiza, neste domingo (15), mais uma edição do programa Museu Vivo, reunindo representantes da cultura popular regional nas áreas de artesanato, culinária e música. Durante três horas, das 14h às 17h, esses fazedores compartilharão os seus saberes com o público, que poderá vivenciar diferentes experiências. A atividade é gratuita e ocorre na área externa do museu.

A mineira Neusa Aparecida Martins das Neves, nascida em Brasópolis e moradora em São José há mais de 50 anos, é uma das convidadas de domingo. Formada em pedagogia e já tendo trabalhado como comerciária, Neusa aprendeu a bordar aos 13 anos de idade. “Eu aprendi com uma vizinha que cuidava da minha irmã, usando restos de linha para fazer ponto cruz em panos de prato”, conta.

A também mineira de Candelária, Sofia de Faria Ramos, volta a participar do Museu Vivo para compartilhar seus saberes na culinária, fazendo paçoca no pilão. Ela conta que aprendeu com a mãe, que sempre fazia a iguaria quando tinha amendoim maduro em casa e não só na Quaresma. “O amendoim era plantado, colhido e processado na terra que minha família tinha em Minas Gerais”, diz ela.

O casal Erli Gomes e Geraldina dos Santos vão compartilhar uma das coisas que mais gostam de fazer: tocar e cantar músicas sertanejas. “Sempre acompanhei meu marido em suas andanças musicais, mas quando o parceiro dele faleceu, acabei assumindo o lugar dele. Hoje somos bastante requisitados e as pessoas gostam de nos ouvir”, ressalta Geraldina.

Gestão

O Museu do Folclore foi criado em 1987 pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo e, atualmente, é gerido pelo Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), organização da sociedade civil sem fins lucrativos.

Museu do Folclore de SJC
Av. Olivo Gomes, 100, Parque da Cidade – Santana
(12) 3924-7328 e 3924-7354 / www.museudofolclore.org


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo