Atletas de São José ganham três medalhas no Pan de wrestling
Atualizado em 29/05/2020 - 10:43
Wrestling ganha medalhas no Pan
Lutadoras e treinador do São José Wrestling representam o Brasil no Canadá e trazem medalhas - Foto: Divulgação

Wagner Matheus
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Seis integrantes da equipe de São José dos Campos concluíram a participação no Campeonato Pan-americano de Wrestling na tarde de segunda-feira (9), na cidade de Ottawa (Canadá), com a conquista de três medalhas, sendo uma prata e dois bronzes, além de dois quartos e um quinto lugar.

Dos 15 lutadores da seleção brasileira no Pan, seis são do São José Wrestling. O técnico da equipe joseense, Nisdany Perez, integrou a delegação oficial do Brasil.

Desde sexta-feira (6) foram disputados os três estilos olímpicos e não olímpicos da modalidade. O torneio valeu pontos para o ranking mundial. Participaram 192 atletas, representando 19 países.

O wrestling é uma modalidade que reúne vários estilos e categorias de lutas.

Sucesso

As três medalhas “joseenses” do Brasil foram ganhas pelos atletas Laís Nunes (prata), Kamila Barbosa (bronze) e Ronisson Brandão (bronze). Karoline Santana, Brenda Aguiar e Hugo Viana chegaram perto da premiação. As duas terminaram em quarto lugar e Hugo em quinto.

Laís Nunes buscava repetir o ouro conquistado em 2019 na categoria até 62 quilos. Na fase classificatória, ela conseguiu três vitórias e sofreu uma derrota, contra a norte-americana Mallory Velte. As duas se reencontraram na final, com vitória de Velte por 6 a 2 e medalha de prata para Laís.

Kamila Barbosa, na categoria até 50 quilos, venceu uma luta e perdeu outra, classificando-se para a disputa do bronze. A medalha foi garantida com vitória por 7 a 4 contra a venezuelana Genesis Olivio.

Ronisson Brandão, que competiu no estilo greco-romano na categoria até 87 quilos, também terminou com medalha de bronze. Brandão perdeu a primeira luta para o colombiano Carlos Jaramillo, porém como o adversário chegou à final, o brasileiro ganhou a chance de lutar pela medalha de bronze. A disputa seria contra um lutador cubano, que desistiu de competir para disputar a seletiva para a Olimpíada. Com a desistência, a medalha ficou para Ronisson Brandão. 

Pré-olímpico

Terminado o Pan-Americano, na mesma cidade, entre os dias 13 e 15, irão acontecer as seletivas para os Jogos Olímpicos de Tóquio, reunindo as 18 categorias olímpicas da modalidade.

Quatro atletas da equipe de São José tentarão a vaga para Tóquio nesta competição: Kamila Barbosa (50Kg), Laís Nunes (62Kg), Ronisson Brandão (87Kg) e Marcos Vinicius Calasans (74Kg).

O São José Wrestling tem o apoio da Prefeitura de São José dos Campos por meio da LIF (Lei de Incentivo Fiscal).


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

×