Vacinação contra brucelose começa pela região norte
Atualizado em 29/05/2020 - 10:43
Brucelose 1a. dose 2020
A vacinação é gratuita e devem ser vacinadas somente bezerras de 3 a 8 meses - Foto: Divulgação

Bibiano Santos
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

A Prefeitura de São José dos Campos inicia nesta segunda-feira (9), pela região norte da cidade, a primeira fase da vacinação anual de bovinos e bubalinos (espécie de búfalos) contra a brucelose.

A vacinação é obrigatória, conforme a legislação estatual. Devem ser vacinadas somente bezerras de 3 a 8 meses. O criador que não vacinar ou não comunicar a vacinação à Defesa Agropecuária pode ser multado.

Para solicitar a vacinação, o produtor deve entrar em contato com a Prefeitura, por meio da Central 156 para agendar a aplicação da vacina.

A vacinação prossegue até 9 de abril. A segunda fase da campanha dever ocorrer no segundo semestre deste ano.

Gratuidade

São José dos Campos é uma das poucas cidades do país que arca com o custo da vacinação e de profissionais para aplicação das doses, sob a devida orientação do governo do Estado.

A coordenação da campanha é da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico, que também é responsável pela compra e aplicação das vacinas. A vacinação obedece ao calendário oficial estabelecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. 

A doença

É uma zoonose (doença que acomete os animais e o homem) infectocontagiosa causada pela bactéria Brucella abortus. Nos bovinos, a enfermidade pode causar aborto; nascimento de bezerros fracos; retenção de placenta; repetição de cio e descargas uterinas com grande eliminação da bactéria, além de inflamação nos testículos e o consequente prejuízo comercial para o produtor.

Cobertura

Dados da Coordenadoria de Defesa Agropecuária do governo do Estado registram que 95,27% de fêmeas bovídeas (bovinas e bubalinas) com idade entre três e oito meses foram vacinadas contra a brucelose em 2019. O percentual de 2019 representa um recorde no Estado de São Paulo, superando o índice de 2018, que teve cobertura de 94,23%.

Mais informações

Central 156


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

×