Mês das Mulheres é celebrado em espaços culturais de São José
Atualizado em 29/05/2020 - 10:43
Frida
O espetáculo "Frida Kahlo - Viva La Vida" é uma das atrações gratuitas oferecidas à população em março, no Teatro Municipal - Foto: Divulgação

Bianca de Aquino
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo realiza, neste mês de março, diversas ações em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (8 de março). Na programação, estão apresentações musicais, teatrais, exposição de arte e instalação multimídia trazendo a mulher para o cenário cultural como protagonista.

No total, são seis casas de cultura, localizadas em várias regiões da cidade, além de praça, biblioteca e Teatro Municipal, que trazem atividades especiais feitas, inclusive por artistas mulheres.

As atrações são sempre gratuitas. Veja abaixo as atividades culturais e programe-se para aproveitar essa homenagem.

Sobre a data

O chamado Dia Internacional da Mulher só foi oficializado em 1975, ano que a ONU (Organização das Nações Unidas) intitulou de Ano Internacional da Mulher para lembrar suas conquistas políticas e sociais.

A origem da data escolhida para celebrar as mulheres tem algumas explicações históricas. No Brasil, é muito comum relacioná-la ao incêndio ocorrido em Nova York, no dia 25 de março de 1911, na Triangle Shirtwaist Company, quando 146 trabalhadores morreram, sendo 125 mulheres e 21 homens (na maioria, judeus), que trouxe à tona as más condições enfrentadas por mulheres na Revolução Industrial.

Casa de Cultura Júlio Neme

. Dia 6, às 14h30, na EMEF Mercedes Rachid Edwards

Palestra com a psicóloga Vanda Siqueira sobre “Violência Doméstica”, direcionado para pais, alunos maiores de 12 anos, professores e aberto à comunidade.

. Dia 14, às 11h, na Biblioteca Solidária

“Alma Violeira”, com Kátya Teixeira, do Projeto Dandô

Núcleo de Ação Cultural Descentralizada – NACD

. Dias 6/03 a 17/04