Obra do novo Hospital de Retaguarda começa em São José
Atualizado em 30/05/2020 - 19:35
Início das obras do Hospital de Retaguarda
Hospital de Retaguarda, que começou a ser construído neste sábado, ficará pronto em 45 dias e será novo Pronto-Socorro de São José - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Wagner Matheus
Secretaria de Saúde

Um dia após o anúncio da construção do Hospital de Retaguarda para ampliar o atendimento aos pacientes da Covid-19, na Vila Industrial, próximo ao Hospital Municipal, neste sábado (30) a obra foi iniciada. Funcionários da Urbam (Urbanizadora Municipal) começaram os trabalhos de movimentação de terra para a construção da base da nova unidade.

Caberá à Urbam, além da preparação das fundações que receberão o prédio, construir e pavimentar o estacionamento e as demais áreas do hospital, instalar os padrões elétrico e hidráulico e implantar o gradil que circundará o prédio. Também será de responsabilidade da empresa o apoio técnico e a coordenação geral da obra.

Após o término dos serviços das fundações, será iniciada a construção, sob responsabilidade da Método Engenharia e da empresa Brasil ao Cubo.

Obra definitiva

Diferentemente de um hospital de campanha, essa obra será definitiva. Após a pandemia, o hospital será o novo Pronto-Socorro do HM para atender os pacientes do SUS.

A construção ocupará um terreno de 3.100 metros quadrados, com 1.554 metros quadrados de área construída em dois pavimentos.

O hospital de retaguarda ficará pronto em até 45 dias, um recorde para esse tipo de obra.

O projeto compreende o uso do sistema de construção modular, com chassis estruturais feitos de aço. A partir dessa base, são implantadas paredes, teto, pisos, instalações elétricas, hidráulicas e tubulações de ar comprimido.

O sistema de construção do hospital é quatro vezes mais rápido que a alvenaria tradicional. Além disso, a obra tem como diferencial dos hospitais de campanha que estão sendo erguidos em várias cidades do país, o fato de ser permanente, passando a integrar a rede de saúde do município.

O novo Pronto-Socorro do HM terá divisões para atendimento adulto e infantil, numa área maior que a do PS atual e equipamentos de última geração.

A unidade será gerenciada pela SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina), que já é a responsável pelo Hospital Municipal.

Apoio privado

Com a queda na arrecadação, a obra só foi possível com o apoio da iniciativa privada. A um custo estimado de R$ 12,9 milhões, terá quase dois terços de recursos privados vindos de empresas que desejam contribuir para o enfrentamento da pandemia de covid-19 em São José.

As empresas que estão contribuindo são a Farma Conde (R$ 2 milhões), Spani Atacadista e Villarreal Supermercados (R$ 2 milhões), DM Card (R$ 2 milhões), Método Engenharia e Brasil ao Cubo (R$ 2,4 milhões).

A Prefeitura investirá R$ 4,5 milhões de recursos próprios.

Outras empresas que queiram fazer doações, sem contrapartida do Município, poderão manifestar interesse em 15 dias, por meio do edital de chamamento publicado no Boletim do Município, disponível no site oficial da Prefeitura (www.sjc.sp.gov.br).