PEVs atendem 58 mil pessoas no 1º quadrimestre do ano
Atualizado em 03/06/2020 - 09:44
ECO-PEV JARDIM SANTA LUZIA E COPACABANA - 25-10-2019 - LUCAS CABRAL
PEVs funcionam diariamente, inclusive, aos domingos e feriados para atender a população - Foto: Lucas Cabral/PMSJC

Regina Roda
Secretaria de Manutenção da Cidade

No primeiro quadrimestre do ano, 58 mil pessoas utilizaram os serviços gratuitos de descarte de materiais oferecido pelos 14 PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de Resíduos) de São José dos Campos. Foram 22 mil toneladas de entulho de construção civil, vidro, madeira, restos de poda e ferro entre outros resíduos.

As unidades também receberam 33 mil materiais inservíveis. Só de objetos que podem contaminar o meio ambiente e causar risco à saúde, se descartado de forma irregular, foram 8.465 unidades de pilhas e baterias, 8.452 lâmpadas e 7.417 eletrônicos. Entre os volumosos foram 3.520 sofás, 3.370 pneus e 2.288 colchões.

Além de proporcionar comodidade para os munícipes, os PEVs contribuem para a redução do descarte irregular de resíduos na beira de córregos, áreas verdes e vias da cidade.

Urbanova

Em junho, a Prefeitura vai inaugurar mais um PEV localizado no bairro Urbanova para atender os moradores da região oeste. Será a terceira unidade (Eco-PEV) a utilizar soluções sustentáveis na construção, como sistema de captação de água de chuva, teto verde e tratamento sustentável de águas residuais. Os primeiros Eco-PEVs ficam no Jardim Santa Luzia, na região sudeste, em São Francisco Xavier.

O que descartar

Entulho de construção, reforma ou demolição (tábuas, tijolos, telhas, fiações, tubulações, pisos e materiais de acabamento); móveis e equipamentos domésticos (sofás, cadeiras, geladeiras, armários); pilhas e baterias; lâmpadas fluorescentes inteiras (até 4 unidades); sobras de podas de jardim; pneus (até 4 unidades); e óleo de cozinha usado. O munícipe pode levar até 1m³ de entulho e restos de poda. A quantidade equivale ao volume de um porta-malas de carro de passeio ou caçamba de um veículo utilitário.

Horário

Funcionam diariamente: de segunda-feira a sábado, das 8h às 17h; aos domingo e feriados, das 8h às 12h.

Acesse a relação de PEVs