Região leste começa a receber vacinação contra aftosa
Atualizado em 29/05/2020 - 11:08
Vacinação contra brucelose
A vacinação é gratuita e prossegue até 31 de maio, na área rural de São José dos Campos e no distrito de São Francisco Xavier - Foto: Divulgação

Bibiano Santos
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

A Prefeitura de São José dos Campos prossegue, desta segunda-feira (18) até sexta-feira (22), com a primeira etapa da vacinação anual contra a febre aftosa, agora na região leste. Simultaneamente, será efetuada a vacinação contra a raiva.

A vacinação do rebanho é gratuita e prossegue até 31 de maio, na área rural de São José dos Campos e no distrito de São Francisco Xavier.

Nesta etapa, serão vacinados bovinos e bubalinos de todas as idades. A vacinação é fundamental para garantir a sanidade do rebanho e manter a comercialização da carne para o mercado interno e exportação. Nas últimas duas semanas foram vacinados animais da região norte da cidade.

Ponto Rural

Devido às medidas da quarentena de combate ao coronavírus, a declaração da vacinação, que é imprescindível para o produtor, será concedida, via online, até 30 de junho de 2020. O produtor que tiver dificuldades em preencher o formulário pela internet, poderá ser atendido no Ponto Rural, que fica junto ao Centro Comunitário do Alto da Ponte.

Roteiro dos bairros

A vacinação prossegue na próxima semana, agora na região leste. Serão atendidos proprietários de animais dos bairros: entorno da Rodovia dos Tamoios, Capuava 1, Capuava 2, Recanto dos Tamoios, São Judas Tadeu, Glaudiston, Brejuaveira/Ressaca, Bom Retiro, Majestic, Capão Grosso 1, Majestic, Capão Grosso 2, Bairrinho, Mato Dentro, Sta. Maria, Castanheira, Cerejeira, Av. Tancredo Neves, Estrada do Cajuru, Pousada do Vale, Santa Cecília 1 e 2, Serrote, Estrada Adolfo Baptista da Cruz, Jardim Santa Inês, I, II, III, Eugênio de Melo, Galo Branco, Jardim das Flores, Vila Tesouro, Sapê e Vargem Grande.

Por motivos técnicos, o roteiro de atendimento poderá ser alterado.

Contágio

A febre aftosa é uma das doenças animais mais contagiosos e causa grandes perdas econômicas aos produtores. O Brasil é considerado pela Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) como zona livre com vacinação.

A aftosa não representa risco para a saúde humana. A doença não é transmitida pelo consumo de carne, leite e derivados de animais infectados. Alguns casos raros de feridas nas mãos e outros sintomas leves foram relatados em seres humanos que lidavam de forma muito próxima com animais infectados.

Já, a raiva animal, é uma doença infecciosa aguda, causada por um vírus, que compromete o Sistema Nervoso Central (SNC), tanto do homem como de animais.

Mais informações

Ponto Rural
Rua Alzíro Lebrão, 240, Alto da Ponte
Tel. (12) 3911-6915

Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico
Tel. (12) 3878-9567

Gestão de Defesa Animal e Vegetal - (formulário da declaração de vacinação)
https://gedave.defesaagropecuaria.sp.gov.br


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

×