Urbam finaliza em 1 mês sua parte no Hospital de Retaguarda
Atualizado em 01/07/2020 - 18:37
Obra do Hospital de Retaguarda. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 30-06-2020
Foram cerca de 200 funcionários envolvidos num trabalho de 30 dias, em tempo recorde - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Ana Lúcia Abranches
Urbam

A Urbam (Urbanizadora Municipal) concluiu sua parte na obra de construção do Hospital de Retaguarda. Foram cerca de 200 funcionários envolvidos nas várias etapas realizadas em 30 dias, tempo considerado recorde, durante 24 horas por dia, em três turnos (durante boa parte da obra) para salvar vidas e ajudar a cidade no combate à pandemia.

Estão concluídas as obras do estacionamento, instalação de gradis, piso, construção da cabine primária, caixa d´água e jardinagem. A equipe de engenharia e obras atuou também na preparação das fundações do prédio e nas instalações da infraestrutura como redes de água, esgoto, construção de calçadas, área para resíduos e sala do motor gerador.

A construção modular foi feita pela Método Engenharia e pela empresa Brasil ao Cubo. Já foram instalados pisos, azulejos e pintura. A empresa trabalha nos detalhes finais de acabamento, na limpeza interna, na instalação de móveis, nos ajustes elétricos e na instalação de ACM externo. A obra como um todo está sendo feita em tempo recorde, num prazo de 45 dias.

O Hospital de Retaguarda está estimado em R$ 12,9 milhões e está sendo feito com a maior parte de recursos doados por empresas de São José que querem ajudar no enfrentamento à pandemia.

São elas: Farma Conde (R$ 2 milhões), grupo Spani Atacadista e Villarreal Supermercados (R$ 2 milhões), DM Card (R$ 2 milhões), Método Engenharia e Brasil ao Cubo (R$ 2,4 milhões). A Prefeitura utilizará R$ 4,5 milhões de recursos próprios.

Obra definitiva

Diferentemente de um hospital de campanha, essa obra será definitiva. Após a pandemia, o hospital será o novo Pronto-Socorro do HM para atender os pacientes do SUS.

A construção ocupa um terreno de 3.100 metros quadrados, com 1.554 metros quadrados de área construída em dois pavimentos.

O projeto compreende o uso do sistema de construção modular, com chassis estruturais feitos de aço. A partir dessa base, foram implantadas paredes, teto, pisos, instalações elétricas, hidráulicas e tubulações de ar comprimido.

O sistema de construção do hospital é quatro vezes mais rápido que a alvenaria tradicional. Além disso, a obra tem como diferencial dos hospitais de campanha que estão sendo erguidos em várias cidades do país, o fato de ser permanente, passando a integrar a rede de saúde do município.

O novo Pronto-Socorro do HM terá divisões para atendimento adulto e infantil, numa área maior que a do PS atual e equipamentos de última geração.

A unidade será gerenciada pela SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina), que já é a responsável pelo Hospital Municipal.