Gestão de cidades inteligentes é tema de live nesta terça
Atualizado em 29/06/2020 - 12:01
Live cidades inteligentes e gestão de incidentes
Monitoramento de vias públicas por meio de câmeras de alta complexibilidade é uma das ferramentas do conceito de cidades inteligentes - Foto: Divulgação

Bibiano Santos
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

Na próxima terça (30), às 11h, representantes da Atech, PMESP (Polícia Militar de SP) e da da Prefeitura de São José dos Campos participarão de uma live sobre o tema cidades inteligentes e gestão de incidentes. O encontro é promovido pelo canal Defesanet.

Participarão do encontro, o major Paulo Augusto Aguilar, da Polícia Militar, Claudio Nascimento, da empresa de tecnologia Atech, que é voltada para os setores de defesa, aeroespacial, segurança e comércio direto entre empresas. Também estará presente um representante da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico, da Prefeitura de São José dos Campos.

Os convidados falarão sobre a questão da segurança pública dentro do conceito de Cidades Inteligentes - como  funciona, quais benefícios, desafios e possibilidades.

O bate-papo tem como objetivo mostrar como a tecnologia pode contribuir para uma melhora da qualidade de vida das pessoas e de que forma isto está sendo trabalhado no Brasil.

A live é aberta a todos interessados, os quais poderão enviar perguntas durante a realização da entrevista.

Cidade implanta sistema

Com investimento de R$ 39,3 milhões, São José dos Campos está entrando definitivamente na nova era do desenvolvimento sustentável, usando a tecnologia para melhorar a vida das pessoas, principalmente na área de segurança pública. O programa Cidade Inteligente, iniciativa pioneira no Brasil, começou a ser implementado na cidade no início deste ano.

A empresa responsável pelo serviço realiza a instalação dos equipamentos e cabos de fibra óptica em todas as regiões da cidade.

Serão 1.000 câmeras com inteligência e reconhecimento facial por toda a cidade, implantação do CSI (Centro de Segurança Integrada), interligação semafórica, internet gratuita à população nas praças, parques e prédios públicos, como escolas, unidades de saúde, poliesportivos e Casas do Idoso.

Trata-se do melhor projeto de segurança do país. O Cidade Inteligente (SCaaS – Smart City as a Service) é um conjunto de ações inovadoras que serão utilizadas para otimizar a segurança pública por meio de recursos de inteligência e dados digitais.

A novidade beneficiará também setores como mobilidade urbana, saúde, educação, Defesa Civil, Bombeiro, Polícia Civil e Policia Militar, fazendo com que as pessoas tenham mais qualidade de vida.

Como participar da live:

Basta acessar o link abaixo, na próxima terça (30/06), às 11h e acessar o canal do YouTube:

Colaborou: João Paulo Sardinha/PMSJC