Força-tarefa da Prefeitura impede fluxo e aglomerações
Atualizado em 29/06/2020 - 17:51
Operação especial da GCM para coibir fluxo do funk e aglomerações e aumentar isolamento social. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 26-06-2020
Operação especial intersecretarias no Paineiras, na zona leste; força-tarefa em 8 bairros impediu fluxos do funk, perturbações do sossego público e aglomerações em 8 bairros - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Proteção ao Cidadão

A Prefeitura de São José dos Campos iniciou neste fim de semana força-tarefa com o objetivo de impedir fluxos do funk e aglomerações e aumentar a taxa de isolamento social em meio à pandemia de covid-19, garantindo mais sossego, segurança e saúde para a população.

O mutirão é integrado pelas secretarias de Saúde; Proteção ao Cidadão; e Esporte e Qualidade de Vida e se soma a ações como o novo decreto que entrou em vigor neste sábado (27) proibindo o funcionamento de atividades econômicas não essenciais aos fins de semana e feriados.

Guardas civis municipais, agentes do DFPM (Departamento de Fiscalização de Posturas Municipais) e equipes da Vigilância Sanitária e da Assessoria de Programas para a Juventude e Idoso realizaram ofensiva durante a tarde e a noite desta sexta-feira (26) e na madrugada deste sábado (27) em 8 bairros da região central e das zonas leste, sudeste e oeste onde há mais denúncias e reclamações de munícipes referentes a aglomerações, fluxo do funk e perturbação do sossego público.

O trabalho foi executado no Paineiras, Santa Inês e Vila Tatetuba (leste); Jardim Esplanada e Jardim São José (região central); Urbanova e Alphaville (oeste) e Setville Altos de São José (sudeste).

A força-tarefa prosseguirá neste sábado e domingo (28) e nos próximos finais de semana.

Além de coibir as aglomerações, as equipes da Prefeitura fizeram campanha educativa, alertando os munícipes que estavam nas ruas sobre a necessidade de ficar em casa e só sair quando houver necessidade.

Sossego público

O primeiro dia da operação intersecretarias foi um sucesso. Nos 8 bairros não foi registrado nenhum fluxo do funk nem evento de perturbação do sossego público.

Foram abordadas 73 pessoas e aplicadas 18 multas por estacionamento irregular.

Um bar foi multado e uma adega foi fechada por descumprimento das regras de funcionamento do comércio durante a quarentena do novo coronavírus.

Apoio popular

A nova ofensiva da Prefeitura foi elogiada pelos munícipes, que fizeram questão de demonstrar seu apoio ao trabalho das equipes.

"A Prefeitura está de parabéns por este trabalho, que é fundamental. Trabalho a semana inteira e chega no fim de semana eu e minha família não conseguimos dormir por causa do fluxo do funk", disse o cabeleireiro Paulo Lourenço Santos, que tem 47 anos e mora no Paineiras.

"Excelente. Em uma mesma ação, a Prefeitura nos garante mais segurança, sossego e saúde", afirmou o autônomo André Corrêa, 40 anos e também residente no bairro da zona leste.

São José Unida

Além da nova força-tarefa iniciada neste final de semana, a Prefeitura mantém ações diárias para cumprimento das regras de isolamento social através do DFPM (Departamento de Fiscalização de Posturas Municipais).

Agentes de Mobilidade Urbana também atuam nas ofensivas da Patrulha do Sossego Público, que foram reforçadas pela Administração neste ano e contam ainda com a participação da Polícia Militar por meio do programa São José Unida, que reúne todas as forças de segurança do município com o objetivo de prevenir e reduzir os índices de criminalidade, o que tem acontecido desde 2017.

A população pode ajudar a Prefeitura denunciando fluxos do funk, aglomerações e descumprimento das regras de isolamento oficial por meio dos canais oficiais: Central 156 (telefone, site e aplicativo) e os telefones 153 (específico da GCM) e 190 (COI/Copom).