Prefeitura entrega material impresso a alunos de S. Francisco
Atualizado em 03/07/2020 - 15:00
Alunos de SFX recebem atividades em casa 02/07/2020
O material, distribuído de 15 em 15 dias pelos carros da Prefeitura, conta ainda com acompanhamento de servidores da equipe gestora da escola - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

Cerca de 85% dos alunos matriculados na Emef Mercedes Rachid Edwards, no distrito de São Francisco Xavier, moram na zona rural. Com intuito de atender estudantes que não tem acesso à internet, a Prefeitura disponibilizou dois carros para levar atividades letivas para cerca de 350 alunos do 1º ao 9º ano.

Com o retorno do ano letivo em 3 de junho, as atividades disponíveis no site da Prefeitura e portal do Ledi (Laboratório de Educação Digital) passaram a ser elaboradas pelos professores de cada unidade escolar de acordo com a realidade de cada escola. O material distribuído de 15 em 15 dias pelos carros da prefeitura conta ainda com acompanhamento de servidores da equipe gestora da escola.

“O principal objetivo de levar material impresso para os alunos da zona rural é oferecer as mesmas oportunidades disponibilizadas para os estudantes da região urbana”, disse Taise Galvão, diretora da Emef Mercedes Rachid Edwards.

Na escola municipal de São Francisco Xavier, 100% das atividades estão sendo impressas, levando em consideração que mesmo os alunos que moram perto da unidade encontram dificuldade de acesso via internet. Esses estudantes retiram o material impresso no período de entrega da merenda na unidade escolar de segunda a sexta-feira das 11 às 13h.

São Francisco Xavier

Criado oficialmente por meio da Lei Estadual nº 59, de 16 de agosto de 1892, o Distrito de São Francisco Xavier está a 720 metros de altitude e a uma distância de 54,8 km da região central de São José dos Campos.

Situado ao norte do município, com 322 km² de área, São Francisco Xavier possui uma paisagem privilegiada, com fortes declínios e grandes altitudes cuja culminância é o Pico do Selado, com 2.082 metros, onde é possível ver cidades próximas, compondo um incentivo harmonioso de montanhas e vales.

Considerada área de preservação ambiental federal e estadual, é constituída de atrativos naturais com várias trilhas para caminhadas e para mountain bike. A paisagem é constituída de picos e cumes, serras, pedras e quedas d’água.

São Francisco Xavier ainda mantém um recurso de pequeno povoado interior, perfeitamente integrado ao seu modo de vida, inclusive com manutenção de algumas tradições como: o artesanato típico da região e festas religiosas.

Pandemia

Durante a pandemia, a Prefeitura distribui merenda para todos os alunos da rede municipal. A iniciativa teve início em 23 de março, assim que as aulas foram suspensas. Mesmo com o período de férias, as escolas municipais ficaram abertas para os pais ou responsáveis retirarem a merenda escolar para alunos das 11h até as 13h, de segunda a sexta, visando com isso ajudar principalmente as famílias que mais precisam.

A refeição servida durante esse período conta com alimentos ricos em proteínas, carboidratos, lipídios, vitaminas e minerais. O cardápio, elaborado por nutricionista, preconiza a variedade de alimentos conforme o Programa Nacional de Alimentação Escolar. A divisão do cardápio atende distintas faixas etárias, composta por refeição ou sopa para bebês. Até o momento, foram servidas mais de 600 mil refeições na educação infantil e no ensino fundamental, que incluem refeição, suco e fruta.

Ainda sobre a pandemia, com o objetivo incentivar o vínculo com os estudos e a leitura, durante o período de recesso escolar, os alunos da rede municipal tiveram a oportunidade de realizar atividades pedagógicas por meio de plataformas digitais, disponibilizadas no Portal Ledi (Laboratório de Educação Digital Eduardo Augusto Fernandes) e no site da Prefeitura.

Com o retorno do ano letivo em 3 de junho, as atividades disponíveis no site da Prefeitura e portal do Ledi (Laboratório de Educação Digital) passaram a ser elaboradas pelos professores de cada Unidade Escolar de acordo com a realidade de cada escola. Os estudantes que tiverem dificuldade para acessar as plataformas digitais, podem retirar o material impresso na unidade em que estudam no período de entrega da merenda das 11h às 13h.