Judô doa 420 kg de alimentos; rugby disputa 600 máscaras
Atualizado em 25/06/2020 - 15:27
Judô doa 420 quilos de alimentos para São José Sem Fome
Na segunda-feira (22), foi feita a entrega de 210 quilos de alimentos doados por integrantes do São José Judô para a campanha São José Sem Fome - Foto: Divulgação

Wagner Matheus
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

A modalidade de judô que representa a cidade também está contribuindo para a campanha São José Sem Fome, criada para amenizar as necessidades de famílias durante a pandemia de covid-19. Nesta segunda-feira (22), foram entregues 210 quilos de alimentos no Centro de Distribuição do Fundo Social de Solidariedade, órgão da Prefeitura de São José dos Campos, na região norte.

O volume consistiu em 35 pacotes de 5 quilos de arroz e 35 de 1 quilo de feijão. Somada à doação feita no mês de maio, o judô joseense já contribuiu com cerca de 420 quilos de alimentos para a campanha. Em maio, além de arroz e feijão, foram entregues cestas básicas contendo vários itens.

Segundo o professor Elessandro Waguino de Lima, o Dedé, um dos técnicos das equipes de judô da cidade, a ideia de participar da campanha partiu do coordenador das equipes de rendimento da modalidade, Luiz Carlos de Faria, o sensei –professor no idioma japonês– Guapo.

A campanha foi divulgada no grupo de Whatsapp que reúne cerca de 40 judocas de equipes de rendimento e do Programa Atleta Cidadão. Foi solicitada uma contribuição em dinheiro para a compra de alimentos. Com a adesão de membros do grupo, foi possível adquirir os 420 quilos doados em maio e junho.

A ideia é manter as contribuições até que a crise provocada pela pandemia de covid-19 seja amenizada. “Nesse período, todo mundo está enfrentando dificuldades, mas tem gente em situação muito pior”, justifica Dedé. “A fome, sem dúvida, dói mais do que todas as outras dificuldades.”

Além das doações de alimentos, os judocas joseenses também já participaram da campanha oferecendo trabalho. Dois grupos de cinco representantes do judô ajudaram na montagem e expedição de kits de alimentos em duas quartas-feiras do mês de maio.

Rugby disputa máscaras

Já o São José Rugby, outra modalidade de esporte de rendimento da cidade, está empenhado em uma disputa online por 600 máscaras de proteção contra o novo coronavírus. Seis equipes, espalhadas pelo país, estão participando da Batalha Virtual Sanrad, promovida pela empresa fabricante de uniformes esportivos para rugby que passou a produzir máscaras durante a pandemia.

A disputa consiste em saber qual equipe irá atingir o maior número de interações no Instagram. Basta curtir, salvar, comentar ou compartilhar, quantas vezes quiser, a postagem da campanha. Quem conseguir o maior número de curtidas até o dia 1º de julho ganhará as 600 máscaras, que serão entregues a uma entidade beneficente escolhida pela equipe. Além disso, o time terá direito a 100 máscaras personalizadas com o seu brasão.

O São José Rugby escolheu o Instituto Brantz, localizado na região sul, que mantém várias atividades esportivas e culturais para famílias em situação de vulnerabilidade. Para votar nos Caipiras – como é conhecida a equipe joseense – e ajudar o Brantz, basta entrar no seguinte endereço: https://www.instagram.com/p/CBwbrg2jHBu/.

Mais 1 tonelada

O Movimento Covid19 São José Sem Fome tem o objetivo de levar gêneros alimentícios e itens de higiene para famílias afetadas pela pandemia no município. Segundo seus organizadores, a campanha é laica e apartidária.

Até o último dia 13, 15.825 das 23 mil famílias que se inscreveram no primeiro ciclo da campanha haviam recebido em casa um kit emergencial contendo arroz, feijão, macarrão, óleo, molho de tomate, água sanitária e sabonete.

No último final de semana (20 e 21), o movimento conseguiu arrecadar mais 1 tonelada de alimentos durante uma ação realizada com o apoio da fabricante de sorvetes Rochinha, que doou 500 litros para a campanha. Quem levou 2 quilos de alimentos até o posto de arrecadação montado em um shopping center da cidade, recebeu meio litro de sorvete. O alimento arrecadado irá compor novos kits para entrega às famílias já cadastradas.

A campanha mantém 17 postos avançados de arrecadação formados por endereços de pessoas físicas e estabelecimentos comerciais, como mercados e outros empreendimentos. O ponto central de armazenamento das doações é o Centro de Distribuição do Fundo Social de Solidariedade.

 


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

×