Prefeitura intensifica limpeza e higienização em escolas
Atualizado em 23/06/2020 - 10:13
Ao todo, onze espaços da Secretaria de Educação receberam o serviço de sanitização neste final de semana, o serviço conta com o mesmo produto usado no combate a pandemia do novo coronavírus na China
Paralelamente à sanitização, a empresa responsável pela limpeza das unidades escolares elaborou um procedimento específico para os protocolos de limpeza e higiene dos ambientes - Foto: PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

A Prefeitura de São José dos Campos intensificou, neste fim de semana (20 e 21 de junho), a higienização de oito escolas municipais.

Ao todo, 11 espaços da Secretaria de Educação receberam o serviço de sanitização, que conta com o mesmo produto usado no combate à pandemia do novo coronavírus na China. As equipes que atuam no serviço foram capacitadas para realizarem a atividade e todos os funcionários estiveram devidamente protegidos com EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).

No sábado (20), a sanitização foi realizada na Emef Silvana Maria Ribeiro de Almeida (Jardim Cerejeiras), na sede da Secretaria de Educação e Cidadania (Vila Industrial) e nas dependências do Museu Interativo de Ciências (Vila Industrial) e galpão da merenda escolar.

No domingo (21), o serviço contemplou o Instituto Materno Infantil Benedito de Carvalho (Centro), Emei Helena Vaz de Lima Soliva (Jardim São Dimas), Emef Geraldo de Almeida (Chácaras Pousada do Vale), Emef Mercedes Carnevalli Klein (Jardim Satélite),  Emef Leonor Pereira Nunes Galvão (Vila Industrial), Emei Prof. José Antero Cursino dos Santos (Jardim Satélite) e Emef Palmyra Sant'Anna (Vila Industrial).

A ação de sanitização, que teve início na última semana de maio, vai contemplar todas as escolas municipais, além da sede da Secretaria de Educação e Cidadania, Bibliotecas, Museu Interativo de Ciências, galpão da merenda escolar, Cefe e Cedemp. Ao todo, quatro equipes estão atendendo as unidades escolares de diversas regiões da cidade.

Cuidados e precaução

Paralelamente à sanitização, a empresa responsável pela limpeza das unidades escolares elaborou um procedimento específico para os protocolos de limpeza e higiene dos ambientes. Além disso, todas as escolas municipais recebem serviço de sanitização.

Lembrando que é preciso seguir as recomendações de uso de máscara, higienização das mãos constantemente, usando álcool gel 70% na impossibilidade de lavar as mãos. A observância a essas medidas deve ser sempre mantida, independentemente de qualquer circunstância.

A fim de preservar os servidores e evitar a propagação do vírus, todos deverão seguir as medidas abaixo:

- Uso de salas separadas pelos docentes

- Uso obrigatório de máscara de acordo com Decreto Estadual 18.513/2020

- Higienização constante das mãos, lavando com agua e sabão e utilizando álcool em gel 70% na impossibilidade de se dirigir ao sanitário.

- O HTC (Horário de Trabalho Coletivo) e as horas atividade são cumpridos em casa.

- Além disso, são utilizados todos os espaços das escolas a fim de evitar aglomeração.