Unidades do Cras realizam mais de 27 mil atendimentos em maio
05/06/2020 17:50
Atendimento no CRAS Alto da Ponte. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 04-06-2020
Todas as unidades reorganizaram os espaços seguindo regras de distanciamento e higienização para preservar a saúde dos assistidos e profissionais - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Giselle Marinho
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Na quarentena, os serviços considerados essenciais permaneceram à disposição da população. Na área de assistência social, os atendimentos não só foram mantidos como também registraram um aumento expressivo. Em maio, as 11 unidades do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) distribuídas pela cidade chegaram a atender 27.825 pessoas, mais do que o dobro em relação aos meses anteriores.

De acordo com a Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, pasta responsável pelo serviço, o fenômeno se deve à insegurança econômica gerada por desemprego, redução de renda, o que faz com que a população busque auxílio e a inserção nos benefícios de transferência de renda. No entanto, a credibilidade do serviço perante aos assistidos também contribuiu para o aumento da demanda.

Marjorie Gonçalves Paes, 35 anos, assistente social há 10 anos, dois deles no Cras Alto da Ponte, relata que muitas pessoas saíam de agências bancárias e se dirigiam até o Cras para confirmar a veracidade da informação que tinham recebido. “O trabalho da assistência está presente no dia a dia destas famílias em situação de vulnerabilidade e num momento como esse, quando elas ficam ainda mais fragilizadas, é natural que o serviço seja a referência delas.”

Sobre ser assistente social neste período, Marjorie destacou com orgulho: “fazemos a diferença na vida destas pessoas”.

Ranking

Os serviços mais procurados foram a atualização e inscrição no Cadastro Único e o Viva Leite. Auxílio Moradia Temporário, Auxílio Natalidade e Auxílio Morte foram outros benefícios procurados.

Dúvidas sobre o auxílio emergencial e sobre a entrega das cestas doadas pelo governo estadual também fizeram parte do atendimento.

Além dos benefícios

Para a psicóloga Maria Luiza Ferreira de Castro, de 29 anos, dois deles no Cras Dom Pedro, o trabalho do Cras durante a pandemia está indo além da busca por benefícios.

“Neste período, as pessoas estão confusas e inseguras diante das incertezas e de tantas informações, muitas vezes falsas, que circulam pelas mídias sociais. Elas vêm até nós tristes, preocupadas e até mesmo perdidas. Nosso papel é ouvir, compreender e dar a elas uma orientação de qualidade. Essa postura acalma e acolhe quem está precisando de auxílio.”

Adaptação do atendimento

Para evitar aglomerações e filas e preservar a saúde dos assistidos e profissionais da assistência durante a pandemia da covid-19, as unidades fizeram adaptações no atendimento.

Atualmente, por telefone, os usuários podem, por exemplo, atualizar o Cadastro Único, inscrição necessária para que as pessoas tenham acesso a benefícios como o Bolsa Família, Auxílio Emergencial, Viva Leite, Auxílio Morte, entre outros.

Para aqueles que precisam fazer o Cadastro Único ou de assistência de forma presencial, como nos casos de acompanhamento com psicólogos ou assistentes sociais, o atendimento precisa ser previamente agendado, também por telefone.

Cras

O Cras é uma unidade da assistência social responsável pelo atendimento às famílias e funciona como porta de entrada para os serviços, benefícios e programas sociais no município.

O trabalho realizado nas unidades busca prevenir a ocorrência de situações de riscos sociais, por meio de oficinas, atendimentos e acompanhamentos sociais, além de atividades com famílias para o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. No momento, por orientação do Ministério da Cidadania, as atividades em grupo estão suspensas e ainda não tem data para serem retomadas.

Serviço

Todas as unidades dos Cras da Prefeitura de São José dos Campos funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A orientação é para que os usuários façam o contato sempre com a unidade mais próxima da residência.


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