UBS Resolve Jardim São Judas Tadeu é entregue à população
Atualizado em 05/06/2020 - 16:36
Entrega da UBS Resolve São Judas 05/06/2020
Os pacientes começaram a ser atendidos dentro do novo conceito - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

Totalmente reformada, a Unidade Básica de Saúde do bairro São Judas Tadeu, localizada na região sudeste da cidade, começou a atender nesta sexta-feira (5) no conceito UBS Resolve, que prevê, entre outras melhorias, a realização de exames laboratoriais todos os dias no próprio local. Esta é a 35ª unidade da rede de saúde no município a receber o programa.

Assim como todas as demais unidades que recebem o programa, esta passou por reforma e adequações, para deixar o espaço confortável para os usuários.

A principal obra, a cargo da Urbam, foi a construção de um prédio anexo, que ampliou o tamanho da unidade em 173 metros quadrados, com salas para farmácia, coleta, hipodermia, reunião, vestiário para os funcionários, copa, guarda de materiais, arquivo e sanitários adaptados. 

Foram feitas também adequações na sala de vacina, sala de esterilização, sanitários para o público e consultório de ginecologia com banheiros adaptados, além de pintura em todo o prédio, reforma no estacionamento, no forro do beiral, plantio de grama na área externa e nova identificação visual.

Prédio ampliado e reformado | Foto: Charles de Moura/PMSJC

As melhorias foram elogiadas pelos moradores da região. “Há pelo menos 8 anos a comunidade espera e reivindica a ampliação e as melhorias na unidade. É muito importante o que foi feito, pois os espaços eram muito pequenos. Com a reforma, com certeza os usuários vão se sentir bem mais acolhidos”, disse Casturina Maria de Azevedo, moradora do bairro Capuava e membro do CGU (Conselho Gestor de Unidade).

Além das melhorias que visam levar mais conforto para os usuários, a unidade recebeu o painel “Gestão à Vista”, com os indicadores epidemiológicos em local visível ao público, permitindo o monitoramento constante e atualizado da situação de saúde da população de sua área de abrangência.

Essa unidade tem 10.463 usuários cadastrados e é referência para os seguintes bairros: São Judas Tadeu, Recanto Tamoios, Capuava, Caramujo, Granja Itambi, Residencial Jatobá, Vila Militar, Pedreira da Serveng, Residencial Juritis e Varadoura. Conta com três clínicos gerais, dois ginecologistas, quatro dentistas e um pediatra, além dos profissionais de enfermagem e administrativos.

Exame de sangue na própria unidade | Foto: Charles de Moura/PMSJC

Meta próxima

O programa UBS Resolve começou a ser implantado em janeiro de 2017. O objetivo é tornar as unidades mais resolutivas, com a introdução de programas e protocolos que melhoraram as condições de atendimento da população.

A principal novidade é a possibilidade da coleta de material para exames laboratoriais no próprio local, evitando deslocamentos e otimizando o retorno médico. 

O programa também adotou a prática da agenda aberta para marcação de consultas e incorporou novos procedimentos, como a acolhida pela equipe de enfermagem e priorização de consultas.

Com a entrega da 35ª UBS Resolve, a Prefeitura se aproxima do compromisso de reformar as 40 unidades da rede de saúde do município. A meta é chegar até o final do ano com o programa implantado em todas as unidades.

As 35 unidades com o programa

Centro

Vila Maria e Centro I

Leste

Eugênio de Melo, Jardim São José 2, Novo Horizonte, Jardim Santa Inês, Vista Verde, Campos de São José, Jardim Paulista, Paraíso do Sol, Vila Tesouro, Americano

Norte

Vila Paiva, Altos de Santana, Jardim Telespark, Santana, Buquirinha, São Francisco Xavier, Bonsucesso

Oeste

Jardim Limoeiro, Jardim das Indústrias

Sudeste

Putim, Vila Nair, São Judas Tadeu

Sul

Residencial União, Parque Interlagos, Campo dos Alemães, Dom Pedro, Bosque dos Eucaliptos, Colonial, Jardim Satélite, Parque Industrial, Jardim Morumbi, Chácaras Reunidas, Oriente


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde

×