Aprovados no Centro de Artes Circenses iniciam aulas virtuais
02/06/2020 13:25
Centro de Artes Circenses online
As aulas virtuais de profissionalização artística acontecem pela plataforma gratuita Zoom. - Foto: Divulgação

Bianca de Aquino
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Respeitável público! O Centro de Artes Circenses – programa de formação artística da Fundação Cultural Cassiano Ricardo -- já está movimentando e conectando crianças e adultos na incrível arte milenar, mesmo durante a pandemia do coronavírus.

Aprovados em audições técnicas, os alunos iniciaram as aulas virtuais de profissionalização artística pela plataforma gratuita Zoom. Com o Centro de Artes Circenses, jovens talentos têm a oportunidade de se capacitarem e ter a arte como profissão.

O programa Centro de Artes Circenses propõe capacitar jovens e adultos com excelência artística para o exercício das atividades de concepção, produção e execução de espetáculos e números circenses. Os alunos aprenderão acrobacias, acrobacias aéreas, equilíbrios, manipulação de objetos, preparação corporal, fundamentos de dança, fundamentos do teatro, anatomia e fisiologia, história das artes, produção cultural e normas de segurança e regulamentos (NR).

O Centro de Artes Circenses se divide em três núcleos de aprendizado: aperfeiçoamento, avançado e semiprofissional, com aulas que reservam conteúdos teórico e prático, além de apresentações e ensaios. Desta forma,  passa a atender uma vocação espontânea da cidade. No ano passado, por exemplo, cerca de 400 pessoas participaram das oficinas de circo oferecidas pelo Programa Arte nos Bairros, que oferece experimentação e contato com várias linguagens e técnicas artísticas.

Os alunos dos núcleos avançado e semiprofissional recebem uma bolsa de estímulo artístico, passando a integrar o corpo artístico do projeto. Periodicamente, os artistas serão submetidos a audições internas para avaliação de desempenho individual e coletivo.


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

×