Retirada de remédio de associado ao Famme muda para a UES
Atualizado em 12/08/2020 - 14:57
Fachada UES  23 02 2018
A Unidade de Especialidades de Saúde passará a entregar os medicamentos dos associados do Famme a partir do dia 15 - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

A partir de 15 de julho, os medicamentos dos associados ao Famme deixarão de ser dispensados na Farmácia Central de São José dos Campos e passarão a ser entregues na UES (Unidade de Especialidades de Saúde), na Av. Madre Teresa, 449 – Centro, das 7h30 às 13h.

A entrega será por demanda livre, sem necessidade de agendamento, devido ao número de atendimento diário. Em média, são atendidas por dia cerca de 25 pessoas e dispensados aproximadamente 800 medicamentos mês.

A mudança é mais uma iniciativa da Prefeitura para melhorar a dispensação de medicamentos na rede pública de saúde do município. Desde o final de maio, os medicamentos da Farmácia Central só podem ser entregues mediante agendamento pela Central 156 ou pelo site da Prefeitura, não podendo mais o paciente procurar a unidade de forma espontânea. No último mês de junho foram atendidos 4.815 pacientes na Farmácia Central, de maneira mais ágil.

Desburocratização

Em março, a entrega dos medicamentos específicos de saúde mental que acontecia na Farmácia Central também foi descentralizada, passando a acontecer no ambulatório adulto do CVV, que fica na avenida Tenente Névio Baracho, 201, Centro. No local são atendidas cerca de 350 pessoas dia.

No final do ano passado, Prefeitura e Estado iniciaram entendimentos para colocar em prática um novo sistema de distribuição, para tentar encerrar de vez com o problema constante de filas e atrasos, que prejudicavam a população. A mudança reduziu o número de reclamações e foi muito elogiada pelos usuários.